Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)
O Estado encerrou o quarto trimestre de 2024 com uma taxa de desemprego de 4,5%, com 288 mil pessoas atualmente. Esse é o menor índice desde 2012, quando o Estado atingiu o número de 4,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em relação ao trimestre anterior, a taxa apresentou uma redução de 0,6%, quando alcançou 5,1%. O número de pessoas ocupadas também atingiu números significativos, totalizando 6,077 milhões. Pela primeira vez desde o início da pesquisa, em 2012, o Rio Grande do Sul apresenta mais de 6 milhões de pessoas trabalhando, seja em um emprego com carteira assinada, informal, temporário ou por conta própria. O nível da ocupação da população no Estado é de 63,5%.
Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, políticas públicas direcionadas à empregabilidade e, principalmente, à qualificação, podem ser apontadas como um fator essencial para a redução dos índices
– O investimento do Estado em programas de qualificação é o maior até o momento, com uma projeção ainda mais expressiva para 2025. A capacitação dos trabalhadores possibilita que eles estejam preparados para ocupar as vagas ociosas do mercado de trabalho – destaca Sossella.
A pesquisa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia mais:
- A partir de maio, empresas terão que analisar riscos à saúde mental dos funcionários
- Sem doses com validade próxima, Rio Grande do Sul não mudará estratégia de vacinação contra a dengue
- Resultado do Fies 2025 sai nesta sexta; serão 112 mil vagas no ano
*Consta informações da Secom/ Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional