Fator previdenciário

Dilma sinaliza que irá vetar fórmula 85/95

"A presidente Dilma Rousseff deve decidir nesta quarta-feira se vai recusar a fórmula 85/95, que permite a aposentadoria integral quando a soma da idade e do tempo de contribuição atingir 85 (mulheres) ou 95 (homens). Na terça, em entrevista à Rádio Gaúcha, o Ministro da Previdência, Carlos Gabas, afirmou que o governo não tinha uma posição fechada sobre a mudança. Apesar do risco de desgaste político, a área econômica do governo defende o veto para que o sistema previdenciário não quebre. Se houver o veto, há uma tendência de que o Congresso o derrube.

Líderes da base do governo fizeram um último apelo, na noite de terça, para que a presidente Dilma Rousseff não vete a proposta que flexibiliza o fator previdenciário. A petista, porém, sinalizou que deve barrar a proposta e que enviará ao Congresso uma nova fórmula prevendo a instituição do mecanismo 85/95 progressivo, que mudará a cada período de acordo com a expectativa de vida da população.

Ainda tarde de terça, os senadores do PT Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) lançaram uma campanha para que a presidente  não vete a proposta que acaba com o fator previdenciário.

A campanha, que já ganhou as hashtags #NãoVeteDilma  e #DigaSimAFórmula85/95, pede para a presidente  manter o texto aprovado pelo Congresso na Medida Provisória 664. Além das mobilizações nas redes sociais, a dupla fará um corpo a corpo com integrantes do governo e congressistas. Pinheiro criticou o fato de o governo não ter apresentado nenhuma proposta para a solução do impasse após a reunião com os representantes de centrais sindicais no Palácio do Planalto.

Paim e Pinheiro são autores da emenda que previa a fórmula 85/95, recusada inicialmente pela comissão mista da Medida Provisória 664. A iniciativa, entretanto, foi incorporada pela Câmara, quando a MP foi analisada pelos deputados."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Veja como é a alternativa apresentada por Dilma ao vetar regra 85/95

Próximo

Comissão da Verdade entra na polêmica agenda do reitor da UFSM

Economia