Política

CPI das máquinas encaminha pedidos a órgãos públicos

Em reunião realizada na tarde dessa quarta-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria para investigar a situação do parque de máquinas da prefeitura decidiu reencaminhar ofício ao Executivo solicitando o levantamento de todo o maquinário da Secretaria de Infraestrutura e Serviços.

O pedido foi feito anteriormente, mas ainda não foi atendido, já que o levantamento não estaria concluído. O inventário dos bens de todas as secretarias foi determinado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no início do governo.

Prefeitura de Nova Palma aguarda notificação para afastar servidores

Afora essa solicitação, a CPI solicitou à Polícia Civil e ao Ministério Público informações acerca de eventuais denúncias feitas a esses órgãos envolvendo supostas irregularidades no parque de máquinas. 

Os pedidos deverão ser atendidos em 10 dias, conforme o presidente da CPI, Juliano Soares (PSDB), Juba. Outra providência será a análise de um documento produzido pela própria Câmara, em junho do ano passado.

Na época, uma comissão especial instalada para apurar a venda de sucatas (bens inservíveis) da então Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços apontou algumas possíveis irregularidades, entre elas a compra de uma máquina chinesa que não pôde ser emplacada e, portanto, não pode ser utilizada.

Após cinco tentativas, vendedor de gás conquista vaga de vereador

Como os vereadores Marion Mortari (PSD) e Daniel Diniz (PT), que integram a comissão especial, estarão viajando na próxima semana, o presidente da CPI adiou uma reunião com eles para os próximos 15 dias.

Segundo Soares, a CPI depende das informações solicitadas para começar a definir as datas para ouvir pessoas que possam ajudar a esclarecer a situação em que a atual administração herdou o parque de máquinas.

–Vamos fazer uma seleção de nomes, de pessoas, para não repetir as investigações que a prefeitura está fazendo. A inquirição vai ser a última fase – explica Soares, referindo-se à sindicância instaurada em dezembro do ano passado e ainda em andamento na prefeitura.

O futuro do governo Michel Temer na visão de santa-marienses

Sindicância

O controlador-geral do município, Alexandre Lima, prorrogou o prazo da sindicância, que inicialmente estava prevista para ser concluída em março. 

Até agora não há muita novidade em relação ao que está sendo apurado, mas a atual administração garante que vai investigar a fundo para que não fique nenhuma dúvida sobre as denúncias que deram origem à sindicância.

Formada CPI para investigar sucateamento e contratos do parque de máquinas 

A CPI foi instalada em julho e tem o prazo de quatro meses para concluir o relatório, mas não descarta suspender os trabalhos até a contratação de um perito em máquinas . 

As reuniões da comissão ocorrem todas as quartas-feiras, na Câmara de Vereadores. Além de Soares, integram a CPI os vereadores Vanderlei Araujo (PP), vice-presidente; e Marion Mortari, relator.

O QUE ESTÁ SENDO FEITO

As providências

– Solicitação para que a prefeitura encaminhe o levantamento dos bens da Secretaria de Infraestrutura e Serviços que começou a ser feito no início do ano. Esse pedido já havia sido encaminhado no dia 3 de julho, mas o inventário ainda não foi concluído, segundo a Controladoria-Geral do Município

– Solicitação, também à prefeitura, de cópias de todos os contratos de serviços terceirizados nos últimos dois anos pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços

VÍDEO: estradas do interior de Santa Maria viram atoleiros e viram piada na internet

– Solicitação da relação de todas as máquinas adquiridas pelo município desde o ano 2000

– Solicitação da cópia do contrato de compra de maquinário vindo da China

– Encaminhamento de ofícios à Polícia Civil e ao Ministério Público solicitando informações se há investigações sobre denúncias envolvendo o parque de máquinas nesses dois órgãos

Próximos passos

Prefeitura está realizando levantamento de quantos veículos e outros bens existem na Secretaria de Infraestrutura Foto: Kauane Müller / Câmara de Vereadores

Em audiência pública, moradores relatam o drama com alagamentos

–Reunião ainda a ser realizada nos próximos 15 dias com vereadores que integraram comissão especial no ano passado para averiguar a situação do parque de máquinas

– Definição de pessoas que serão ouvidas pela CPI e das datas dos depoimentos

– Contratação de um especialista em maquinário para auxiliar as investigações (processo de licitação em fase de elaboração na Câmara)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Família da região está com os pés no empreendedorismo   

Próximo

Tapetes de capacho viram lindos chinelos nas mãos de casal de empreendedores

Economia