Para aliviar  no bolso

Confira cinco dicas para economizar combustível em Santa Maria 

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Pneus calibrados

- Rodar com os pneus calibrados é essencial para economizar combustível. O ideal é fazer a conferência uma vez a cada 15 dias. Quanto mais murcho, maior será a área de atrito da borracha com o solo e o motor terá de trabalhar mais para garantir a aceleração. O comum, em carros, é colocar entre 28 e 32 libras. Para maiores detalhes, consulte o manual do veículo.

Limpe o bagageiro

- Carro que anda com um passageiro gasta menos do que um cheio. Isso é básico. Mas quem leva no porta-malas carga desnecessária, estará dando "carona" ao prejuízo. Carro pesado exige mais do motor, além de favorecer a descalibragem dos pneus.

Faça revisões

- Calibrar os pneus, esvaziar o bagageiro, usar ou não o ar-condicionado e trocar as marchas na hora certa dependem do motorista. Mas cuidar do motor é coisa para especialista. Por isso, é fundamental levar o veículo para revisão uma vez por ano. Atenção com as velas e com os filtros do motor.

Saiba usar o ar-condicionado

- Seu carro tem ar-condicionado? Pois saiba que nem sempre ele é vilão quando o assunto é gasto de combustível. Segundo mecânicos, pode-se fazer um resumo: ar na estrada e vidro aberto na cidade. Manter a janela aberta em viagens é ruim, pois o ar que entra funciona como freio. É coisa de aerodinâmica: precisa-se acelerar mais para compensar a pressão. Na cidade, vale optar pela ventilação natural em função do para e arranca. Nesse caso, a refrigeração mecânica fará o consumo aumentar. Seu carro não tem ar? Então, na estrada, abra as janelas o mínimo possível.

Aproveite a marcha

- A combinação correta entre acelerar e manejar o câmbio garante uma diferença considerável. É notório que "esticar as marchas" (mudar só quando o motor ronca alto) faz o combustível evaporar rápido. Mas o contrário também é sinônimo de prejuízo. É preciso aproveitar as marchas. Passá-las apressadamente exige pisadas mais fortes. O correto é verificar o contagiros. Na cidade, o ideal é ficar entre 2 mil e 2,5 mil rotações por minuto (RPMs). Na estrada, a 80km/h, é possível ficar entre 3 mil e 3,5 mil RPMs.

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