O polêmico projeto de lei que libera a entrada de animais de estimação em estabelecimentos públicos e privados, como lojas, em Santa Maria, passará por ampla discussão na Câmara de Vereadores antes de ir à votação.

A comissão especial que analisa a proposta começa hoje uma série de consultas. A primeira visita será a veterinários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na manhã desta quinta-feira. A intenção é saber quais os riscos de doenças e colher sugestões dos profissionais sobre a proposta.
Também serão consultadas a Superintendência de Vigilância em Saúde da prefeitura e três entidades empresariais: Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).
– Queremos saber qual o impacto da medida na rede de comércio – diz o vereador Francisco Harrisson (PMDB), o Dr Francisco, autor do projeto de lei e presidente da comissão.
Audiência Pública debate fim das carroças e cavalo de lata
Já o vereador Manoel Badke (DEM), Maneco, relator do projeto, pretende consultar o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais.
– Não é simplesmente fazer uma lei, temos que ver a viabilidade – explica Badke.
Divulgado em junho, o projeto gerou polêmica, e o texto foi alterado, restringindo o acesso a cães, gatos e pássaros. A intenção é levar uma proposta bem definida à audiência pública, ainda a ser marcada. A comissão tem três meses para concluir o relatório. A expectativa é votar o projeto em plenário ainda este ano.
De leiteiro a veterinário, professor e vereador em Santa Maria
O QUE PREVÊ O PROJETO DE LEI
Nova proposta
– Os locais que permitem a entrada de animais incluem clubes, lojas, estabelecimentos industriais, escolas e feiras, mas agora excluem hospitais, farmácias, postos de saúde e locais como restaurantes
– No caso dos shoppings, a decisão caberá a cada lojista
– São permitidos apenas cães, gatos e pássaros (falta definir detalhes, como raça e tamanho)
Conheça o médico carioca que virou santa-mariense de coração e chegou a vereador