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Com 80% da duplicação pronta, viaduto da Walter Jobim está liberado

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Foto: Fernando Michels (Gestão Ambiental TUSM)

Depois de mais um susto, a sinalização de Brasília de que serão liberados R$ 10 milhões agora e mais verbas no final de outubro evitará a paralisação das obras de duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria, orçada em R$ 309 milhões (valores do fim de 2014, quando iniciou).

Com R$ 239 milhões já investidos pelo governo (atualizando, fica perto de R$ 300 milhões), a obra entra na reta final, pois 80% dos serviços já foram executados, segundo a medição do final de agosto. Com a medição que será feita agora, os percentuais devem subir. Para concluir a obra, ainda devem faltar cerca de R$ 60 milhões - parte será investida este ano, mas ainda não se sabe quanto faltará para ser gasto em 2020. Apesar de Orçamento de 2020 não estar definido, a expectativa é que a União libere a quantia necessária para concluir os 14,5 km de duplicação no ano que vem.

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Neste sábado, às 9h, o Dnit liberará o tráfego no viaduto da Avenida Walter Jobim com as BRs-287 e 158 (Faixa de Rosário), cujas obras haviam iniciado em janeiro de 2018 e custaram R$ 12 milhões. O trânsito de veículos será liberado nos dois sentidos, mas só em duas das quatro pistas, para evitar afunilamento logo à frente, onde a duplicação com quatro faixas ainda não foi feita. Quem trafega no sentido Uglione-Tancredo Neves ou vice-versa poderá passar sobre o viaduto.

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A pista simples nos dois sentidos segue até a nova ponte sobre o Arroio Cadena, que já está com trânsito liberado. O trecho recebeu sinalização horizontal e reforço de placas. A antiga ponte do Cadena será reformada e, quando estiver pronta, o trânsito ficará liberado em quatro pistas (duas em cada sentido) sobre o Cadena e sobre o viaduto da Walter Jobim.

O Dnit informa que, embora tenha sido liberado, o viaduto da Walter Jobim segue com equipes trabalhando para concluir calçadas, paisagismo e iluminação. Mais adiante, faltará colocar a última camada de asfalto sobre o viaduto e duas camadas na parte inferior. Antes da construção do viaduto, todo o trânsito passava por rotatória simples, o que gerava engarrafamentos e acidentes.

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É a 9ª obra liberada
O da Walter Jobim é o 9º viaduto ou ponte a ser entregue na Travessia. Já estão em uso os viadutos do Castelinho, Cerrito, Rodoviária e Duque de Caxias, a passagem inferior do Patronato e as novas pontes dos Arroios Cadena, Ferreira e Taquara. 

Se o volume de verbas se mantiver, o Dnit espera liberar o trânsito, até dezembro, em um dos dois viadutos da Uglione e no da Tancredo Neves. É provável que fiquem prontas as pontes refeitas no Ferreira e no Taquara, no lugar das antigas. Ficarão para 2020 o outro viaduto da Uglione e as duas trincheiras no local, as passagens inferiores da Urlândia e da Vasco da Cunha e o viaduto da Santa Marta, além da conclusão da pavimentação e outros serviços, como iluminação.

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