sem público

Com 114 animais representando a região, Expointer começa nesse sábado

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: SEAPDR (Divulgação)
Expositores podem participar presencialmente, mas devem fazer testes de detecção da Covid

Começa neste sábado a Expointer Digital. A mais tradicional feira agropecuária do Estado terá formato diferente devido à pandemia. Em 2020, o público poderá acompanhar as provas, leilões e até mesmo negociar através de um site organizado pelo governo do Estado. Ao contrário dos anos anteriores, somente expositores, autoridades, animais e profissionais de imprensa podem permanecer no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Ao todo, o evento terá 1.017 exemplares de animais de 18 raças diferentes, entre cavalos, bois e ovelhas. Búfalos e aves não participam desta edição. A raça mais presente é o cavalo crioulo, com 363 animais. A Região Central estará representada na Expointer apenas com equinos e ovinos. São 114 animais de 50 expositores.

Todas as regiões do Rio Grande do Sul são classificadas com a bandeira laranja

A exposição ocorre em meio à crise provocada pela Covid-19 e estiagem do início do ano. Os reflexos das dificuldades podem ser conferidos, por exemplo, no número de animais inscritos na feira, que é quase quatro vezes menor do que em 2019, quando pelo menos 3,9 mil animais de argola, ou seja, de exposição, participaram.

Todos os cidadãos que estiverem no parque serão testados para coronavírus. As coletas serão realizadas por equipes da Secretaria de Saúde de Esteio. Totens com álcool gel foram distribuídos pelo local. No ano passado, 416 mil pessoas visitaram a feira. Em 2020, o número não deve ultrapassar a marca de 2 mil pessoas no parque.

A Feira da Agricultura Familiar, que em 2019 vendeu cerca de R$ 4,5 milhões, também está diferente, mais enxuta, com novas formas de comercialização e também virtual. O setor vai funcionar em drive-thru. De dentro do carro, os consumidores poderão comprar itens, como salames, queijos, panificados, sucos, vinhos, mel e artesanato.

Agência do INSS em Santa Maria reabre na próxima segunda

ONDE ASSISTIR
A programação do evento poderá ser acompanhada pelo site. Além dos julgamentos e leilões, a Expointer terá palestras e outras avaliações técnicas. Na plataforma, serão abertos canais de transmissão das atividades de forma simultânea. Além disso, haverá salas virtuais onde os interessados poderão fazer lances durante os leilões ou negociar produtos como animais e maquinários com os agropecuaristas e vendedores.

As páginas das leiloeiras nas redes sociais podem transmitir as demonstrações. Canais de TV, a exemplo do Canal Rural e do Terra Viva, também irão veicular partes da Expointer, de acordo com as suas programações.

A Expointer Digital 2020 se estende até 4 de outubro e é realizada pela Secretaria de Agricultura e entidades do setor rural, entre elas, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Portobello Shop aposta no que há de moderno no mercado

Região Central terá mais de 100 animais na Expointer 2020 Próximo

Região Central terá mais de 100 animais na Expointer 2020

Economia