Economia

Bares e restaurantes de Santa Maria serão obrigados a fornecer canudinhos de papel


Foto: Deni Zolin/Proposta quer reduzir impacto gerado pelos canudinhos de plástico, que entopem esgoto e prejudicam fauna

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) assinou a lei 6262/2018, que obriga bares, restaurantes, hotéis e empresas similares de Santa Maria a fornecer somente canudinhos de papel biodegradável e embalados em material semelhantes aos clientes. A lei foi sancionada em 11 de setembro e dá prazo de 180 dias para que os estabelecimentos possam se adaptar. Portanto, a partir de março de 2019, a lei já estará em vigor. A venda de canudinhos de plástico na cidade segue liberada.

A proposta que virou lei foi apresentada pelo vereador Admar Pozzobom (PSDB), que diz ter atendido a uma sugestão de uma moradora. Segundo Admar, é preciso conscientizar a população sobre o impacto ambiental e diz que proibir os canudinhos de plástico é só um primeiro passo.

Entre 36 cidades, Santa Maria tem a 10ª gasolina mais cara do Estado. Veja preços em cada cidade

A proposta sancionada agora altera a Lei nº 5773, de 8 de julho de 2013, que define que itens que bares, restaurantes, hotéis e similares são obrigados a oferecer aos clientes, o que inclui sal e palitos. Com a alteração, incluiu os canudos de papel. Em caso de não cumprimento da lei, ela prevê multa de 500 Unidades Fiscais Municipais, o que dá R$ 1.657,70, aplicada em dobro no caso de reincidência.

Em entrevista recente ao Diário, a a criadora da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFSM, Marta Tocchetto, que é professora do Departamento de Química da instituição e colunista do Diário, disse que a proposta do projeto de lei é muito boa, mas está com o texto mal elaborado. Para ela, trocar os canudos de plástico pelos de papel apenas altera um tipo de lixo por outro.

- Entendo que o papel é biodegradável e vai demorar menos que o plástico para se decompor, mas seguirá sendo acúmulo de lixo depois que o canudo é usado. Estes itens pequenos, como canudos, sacolinhas plásticas, não entram na triagem dos recicladores e comumente param em bueiros e rios. O texto deveria acrescentar: "canudos biodegradáveis e/ou reutilizáveis - diz Marta.

Se isso fosse incluído no projeto de lei, permitiria o uso de canudos de metal ou vidro, que são laváveis e já têm sido utilizados por alguns bares de Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bares e restaurantes podem se inscrever em projeto para obter selo de qualidade Anterior

Bares e restaurantes podem se inscrever em projeto para obter selo de qualidade

Cotistas com menos de 60 anos têm última semana para sacar PIS/Pasep Próximo

Cotistas com menos de 60 anos têm última semana para sacar PIS/Pasep

Economia