O reajuste do preço dos combustíveis deve desencadear um efeito dominó. No transporte de carga, o aumento do óleo diesel deve resultar na alta do preço do frete. Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Santa Maria (Sindisama) Paulo Rogério Brondani, a alta deverá gerar mais um custo no serviço.
VÍDEO: câmeras de segurança flagram carroceiro sendo espancado por policiais militares
– Isso vai trazer muito prejuízo para as empresas de transportes, pois aumenta o custo do trabalho. Vamos ter de renegociar o valor do frete. Empresas pequenas, aquelas que já têm uma despesa alta, talvez não tenham condições de se manter. Isso é preocupante. Além disso, isso vai estourar lá no consumidor, porque este reajuste terá de ser embutido no preço dos produtos – destaca Brondani.
O presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Luiz Fernando Maffini, lamenta o reajuste e o descaso com usuários.
– Esse aumento na calada da noite mostra o descaso do governo com os empresários do setor de transporte e, principalmente com quem depende do ônibus diariamente – diz Maffini.
Salmonela foi a causa de 150 pessoas passarem mal após festa junina
Segundo ele, a entidade ainda não tem um posicionamento sobre um possível pedido de reajuste da passagem de ônibus. Uma análise dos custos dos itens que integram a planilha do cálculo da tarifa deve ser feito nos próximos dias.
– Precisamos verificar qual será o impacto nas despesas, porque, além do óleo diesel, todos os produtos que usamos , como pneus e peças, que dependem de transporte, também devem encarecer – revela.
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a projeção é que o aumento do diesel irá provocar uma alta de 2,5% nos custos e preços dos transportes de carga no país.
O Sindicato dos Taxistas de Santa Maria deve avaliar nos próximos dias se vai ou não pedir possível reajuste da tarifa.
– Nós tínhamos a ideia de entrar com pedido de aumento em dezembro, quando completa um ano do último reajuste. No entanto, fomos pegos de surpresa – afirma o presidente do Sinditáxi, Marco Fogliarini.
Para o vice-presidente de Indústria da Cacism, Evandro Zamberlan, esse reajuste deverá implicar em alta em todos os setores da economia.
– A gente lamenta qualquer aumento de imposto. Isso só prova a incompetência dos governos que não conseguem gerir as despesas e acham como solução prática jogar as contas no colo do contribuinte – diz.