coluna joyce noronha

Aplicativo que permite pesquisar preço de produtos ganha versão nacional

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Governo do Estado (Reprodução)

O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha vai receber uma versão nacional. A ferramenta elaborada pela Receita estadual gaúcha, lançada em março deste ano, auxilia os usuários a encontrarem o menor preço de um produto em mais de 300 mil estabelecimentos do Estado. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, na última reunião, a criação do app Menor Preço Brasil, que terá o mesmo objetivo do aplicativo utilizado no Estado, porém em escala muito maior.

A tecnologia será fornecida pela Receita estadual gaúcha e pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e estará disponível para 21 Estados e o Distrito Federal, conforme celebrado em Convênio de Cooperação Técnica. A ferramenta oferecerá aos usuários encontrarem o menor preço de um produto no comércio, com filtros por distância da localização e data de realização da venda.

Receita libera nesta terça consulta ao quinto lote de restituição do IR

O Menor Preço Nota Gaúcha disponibiliza, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), preços atualizados em tempo real. Após seis meses de utilização, o aplicativo proporciona economia nas compras dos cidadãos e acumula mais de 1,7 milhão de pesquisas e 57 milhões de itens retornados como resultado.

Com a assinatura do convênio, publicado dia 1º de outubro, essa possibilidade será estendida para praticamente todo o país, tendo como base o banco de dados da Sefaz Virtual, estrutura pioneira gaúcha que realiza o processamento e a autorização de documentos fiscais eletrônicos para 22 Estados. O aplicativo será disponibilizado para os sistemas operacionais Android e iOS.

Vendas em mercados registram crescimento de 3% no acumulado do ano

FUNCIONALIDADES
O app Menor Preço Nota Gaúcha está disponível para os sistemas Android e iOS e podem ser baixados gratuitamente. Para a utilização de todas as funcionalidades, é necessário fazer cadastro, gratuito, no Programa Nota Fiscal Gaúcha. Qualquer cidadão que tenha um CPF pode se cadastrar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Posto de combustíveis oferece preços especiais a taxistas e motoristas de app

Próximo

Pesquisa indica que preço da gasolina varia R$ 0,20 em Santa Maria

Economia