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20 empresas lideram a lista de reclamações do consumidor em Santa Maria

Foto: Prefeitura (Divulgação)

A prefeitura de Santa Maria divulgou na segunda-feira o ranking das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores em 2017. A lista, organizada pelo Programa Municipal de Proteção ao Consumidor de Santa Maria (Procon-SM), apresenta 550 estabelecimentos comerciais, que receberam algum tipo de queixa do consumidor, resultando em 7.669 reclamações.

De acordo com o documento, as prestadoras de serviços de internet, telefonia, energia elétrica, TV por assinatura, instituições financeiras e empresas de varejo estão entre os 20 primeiros estabelecimentos mais reclamados. 

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AS CAMPEÃS DA LISTA

Empresa Número de queixas 
1º) Oi280
2º) Vivo269 
3º) Claro 242
4º) RGE Sul 92
5º) Magazine Luiza 69
6º) Sky68
7º) Carrefour 60
8º) Caixa Econômica Federal 59
9º) Banco Itaú 57
10º) Hipercard 53
11º) Lojas Colombo 51 
12º) Motorola47
13º) Crefisa 44
15º) Lojas Quero-Quero 37
16º) Luizacred31
17º) Banco do Brasil 30 
18º) Banco Bradesco 30 
19º) Banco Cetelem28
20º) Lojas Deltasul26

ONDE RECLAMAR E BUSCAR SEUS DIREITOS
A coordenadora do Procon-SM, Márcia Moro da Rocha, explica que o órgão municipal conseguiu alcançar um índice de acordo entre 84% e 88%, média que se mantém ao longo dos anos. Estas soluções são obtidas principalmente em audiências de conciliação realizadas no Procon.

O Procon-SM oferece ao consumidor diferentes formas de atendimento que vão desde a simples consulta, com o objetivo de esclarecer dúvidas na compra de produtos ou na contratação de serviços; a Carta de Informações Preliminares (CIP), quando há intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores; até a abertura de processo administrativo, que requer a realização de audiência de conciliação entre as partes, neste caso, sujeitando o fornecedor a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

As reclamações chegam ao Procon-SM de duas formas. A primeira delas é através de sistema próprio. A outra maneira é por meio do atendimento oferecido no site www.consumidor.gov.br que, por meio de convênio, é monitorado pelo órgão municipal. Esta modalidade apresentou um total de 4.766 reclamações no site. 

O ranking das 550 empresas reclamadas pode ser acessada no site da prefeitura. O Procon fica na Avenida Rio Branco, esquina com Silva Jardim. Dúvidas pode ser tiradas pelo (55) 3217-1286. 

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