estiagem

Previsão indica pouca chuva na região nas próximas semanas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)

Enquanto as cidades da região contabilizam os prejuízos ocasionados pela estiagem no campo, não há previsão de chuva, ao menos, pelos próximos 15 dias na região central do Estado. Segundo o meteorologista da Somar, Jonas Ribeiro, a chuva só deve voltar ao Rio Grande do Sul a partir da segunda quinzena de março.

_ A perspectiva realmente não é boa. Tipicamente não é um mês de tantas chuvas no Estado. A pouca nebulosidade associada ao tempo firme deve predominar nos próximos dias. A perspectiva de melhora acontece apenas na segunda quinzena do mês, quando há previsão de uma frente fria trazendo chuva _ relata.

Com ajuda da comunidade, quartos de hospital de Rosário do Sul são reformados

O último boletim divulgado pelo escritório regional da Emater de Santa Maria ressalta que as perdas nas lavouras de soja são estimadas em 27,85% da capacidade produtiva da região. Nesse período, a maior parte das plantas encontra-se no período reprodutivo, em que a soja é mais exigente em termos de umidade e também nutrientes. Sem previsão de chuva para os próximos dias, os prejuízos nos mais de 975 mil hectares semeados na região devem crescer ainda mais. 

Já milho, as perdas chegam a 45% nos 25 mil hectares de área plantada. Segundo a Emater, algumas lavouras apresentam perda total da produção.

Mesmo com a estiagem, as lavouras de arroz encontram-se em bom desenvolvimento pela boa luminosidade dos últimos dias. As primeiras lavouras da região já começaram a ser colhidas e apresentam produtividade dentro da esperada, que era de 7,8 toneladas por hectare.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Por causa da estiagem, safra de grãos no RS deve ser a menor desde 2017

Chega a 22 o número de municípios da região em situação de emergência Próximo

Chega a 22 o número de municípios da região em situação de emergência

Agronegócio