agronegócio

Germinação da soja começa no Rio Grande do Sul

João Pedro Lamas

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O plantio da soja aumentou na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e atinge 10% da área projetada para esta safra. As lavouras semeadas apresentam boa germinação menos nos locais com maior umidade, como é o caso do Médio Alto Uruguai. A informação foi divulgada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Ainda de acordo com a Emater, ainda é significativo o movimento por parte dos sojicultores para aquisição dos insumos, mas a partir desta semana deve reduzir a procura de crédito para custeio.

Produtores rurais têm agora contato direto 24 horas com a Secretaria Estadual da Agricultura

No milho, a semeadura do primeiro plantio já encerrou nas regiões do Planalto Médio e Alto Uruguai. Nas demais regiões produtoras, a implantação avança e atinge no Estado 68% da área prevista para esta safra. A Emater avalia que o padrão das lavouras é "muito bom", favorecido pelos dias ensolarados, temperaturas altas durante a tarde e amenas à noite, e livre de pragas e doenças.

No feijão 1ª safra, há ainda poucas áreas a serem implantadas no Estado, especialmente na Zona Sul, no Vale do Rio Pardo e no Alto da Serra do Botucaraí. As demais já se encontram em fases mais adiantadas de desenvolvimento. As áreas de produção comercial dos Campos de Cima da Serra, que realizam a semeadura num período intermediário entre as duas safras da leguminosa, ainda não foram trabalhadas para a cultura do feijão, o que deverá ocorrer a partir de meados de dezembro.

Mesmo com o avanço da semeadura do arroz no Estado, que já atinge 64% da área prevista para esta safra, em algumas zonas da Fronteira Oeste e Campanha ocorre atraso, ainda que pequeno, em decorrência do inverno chuvoso, mas a expectativa é de conclusão do plantio das lavouras até o final da próxima semana. Nas demais áreas, o plantio deve ocorrer até o final de novembro. As barragens apresentam volumes elevados, que devem garantir a irrigação para o período necessário à cultura.

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta-feira

CULTURAS DE INVERNO

Segue a colheita das culturas de inverno, como do trigo, que já atinge 48% da área, restando apenas o Planalto Médio e o Alto da Serra do Botucaraí para iniciá-la.

Hoje, 41% das lavouras estão maduras e por colher, 10% em enchimento de grãos e 1% em floração.

Os primeiros rendimentos estão variados, conforme os danos provocados pelos eventos climáticos. A forte incidência de doenças fúngicas, como giberela, septória e brusone, está levando à redução da produtividade e à perda de qualidade do produto.

*Com informações da Emater

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apesar da chuva, plantio de soja e arroz não está atrasado em Santa Maria Anterior

Apesar da chuva, plantio de soja e arroz não está atrasado em Santa Maria

Produtores rurais têm agora contato direto 24 horas com a Secretaria Estadual da Agricultura Próximo

Produtores rurais têm agora contato direto 24 horas com a Secretaria Estadual da Agricultura

Agronegócio