Foto: Alexandre Loureiro/COB
Rebeca Andrade é a maior medalhista olímpica da história do Brasil. Na manhã desta segunda (5), a ginasta brasileira garantiu o ouro na final do solo, superando a americana Simone Biles. Com o feito, ela conquistou a sua sexta medalha em Jogos Olímpicos, ultrapassando Robert Scheidt e Torben Grael, ambos velejadores, como a atleta brasileira com o maior número de medalhas em Olimpíadas. Também nesta manhã, Rebeca ficou com a quarta colocação na final da trave, prova em que Simone Biles terminou com o 5° lugar. A brasileira Júlia Soares ficou em 7°.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na final do solo, Rebeca Andrade fez 14.166 pontos, concluindo a sua participação nesta edição dos Jogos. Ao todo, a ginasta disputou cinco finais e garantiu quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, ela conquistou um ouro e uma prata. Na Rio 2016, a atleta estreou em Olimpíadas, mas não subiu ao pódio. Agora, a ginástica artística brasileira soma dez medalhas na história das Olimpíadas. Desde 2012, ano da primeira conquista, o Brasil sempre garante pódios no esporte.
Aos 25 anos, Rebeca Andrade travou disputas acirradas contra Simone Biles, que para muitos é a maior ginasta da história, com 11 medalhas olímpicas em três edições. Para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, a brasileira não deve disputar as provas do solo e do individual geral, pois são modalidades que exigem um esforço maior de seu corpo.