jogos olímpicos

Judoca Maria Portela vence na estreia e avança às oitavas de final

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Reprodução

A judoca Maria Portela só precisou de 25 segundos para vencer a sua luta de estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a vitória, ela avança às oitavas de final, com a próxima luta marcada para 0h40min.

A "Raçudinha dos Pampas" subiu ao tatame no país berço do judô às 23h49min desta terça-feira e precisou de poucos segundos para aplicar um ippon. A adversária foi Nigara Shaheen, de 28 anos, do Afeganistão, que representa a Equipe Olímpica de Refugiados.

A adversária, agora, será a russa Madina Taimazova (14ª do ranking). Foi em uma final contra Taimazova que Maria conquistou o ouro no Grand Slam da Geórgia neste ano. Se vencer a próxima disputa, Maria garante vaga nas quartas de final, com disputa à 1h40min. 

Maria Portela nasceu em Júlio de Castilhos e, aos 8 anos, se mudou com a família para Santa Maria. Depois de poucos meses na cidade, conheceu o judô por meio do projeto social Mãos Dadas. Atualmente, Maria é a melhor brasileira em sua categoria, a de 70 quilos, e a 10ª do ranking mundial. 

É a terceira e última participação da judoca de 33 anos nas Olimpíadas. Em 2012, em Londres, foi eliminada em sua primeira luta para a colombiana Yuri Alvear, medalhista de bronze naquela ocasião. No Rio de Janeiro, em 2016, venceu a primeira luta, mas caiu nas oitavas de final. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na luta mais longa da Olimpíada, Maria Portela é eliminada após decisão polêmica Anterior

Na luta mais longa da Olimpíada, Maria Portela é eliminada após decisão polêmica

Próximo

Asena conquista 13 medalhas em etapa do campeonato estadual

Esportes