Falta um mês para os Jogos Olímpicos de Paris; confira as principais curiosidades da edição de 2024

Falta um mês para os Jogos Olímpicos de Paris; confira as principais curiosidades da edição de 2024

Foto: Rafael Bello/COB

O breaking é uma das duas novas modalidades

A cada quatro anos, bilhões de pessoas aguardam ansiosamente por mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Em 2024, o evento será sediado em Paris, que receberá as disputas pela terceira vez (1900, 1924 e 2024). A cerimônia de abertura está marcada para 26 de julho e ocorrerá às margens do Rio Sena. Faltando um mês para os Jogos, confira as principais novidades desta edição.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Abertura fora de estádio
Pela primeira vez na história das Olimpíadas, a cerimônia de abertura não será realizada em um estádio. Desta vez, ela ocorrerá no Rio Sena, importante cartão-postal de Paris. As delegações dos países irão desfilar em barcos, que percorrerão um trajeto de 6 km, atravessando a capital francesa.


As diferentes delegações
Mais de 200 países serão representados. A Rússia segue punida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em função do conflito com a Ucrânia, e os atletas do país irão competir representando uma bandeira neutra. Da mesma forma, a Bielorrúsia, importante aliada russa, também terá de disputar os Jogos Olímpicos sob essas condições. Vale destacar que a delegação dos refugiados, criada em 2016, estará presente e contará com uma bandeira própria pela primeira vez.


Duas novas modalidades
Na última edição, em Tóquio, seis modalidades estrearam, com destaque para o skate e o surf, que cativaram o público brasileiro e renderam quatro medalhas ao país. Em Paris, as estreantes são o breaking e a canoagem slalom extrema.

A primeira é um estilo de dança urbana caracterizado por movimentos acrobáticos e passos estilizados. A segunda é uma nova modalidade oriunda da canoagem, que consiste em ver quem passa obrigatoriamente por todas as marcações do trajeto e conclui o percurso.


Jogos com olhar para o meio ambiente
A 33ª edição dos Jogos Olímpicos terá a sustentabilidade como um dos pilares do evento. Foram construídas novas ciclovias na cidade para incentivar os turistas a adotarem as bicicletas como meio de locomoção. Além disso, a organização priorizou a utilização de construções históricas, como uma piscina construída para as Olimpíadas de 1924. Vale destacar que 95% dos locais que receberão os Jogos são esses edifícios antigos ou estruturas temporárias, que serão colocadas próximas a pontos turísticos de Paris.


As medalhas
Nesta edição, cada medalha terá um pedaço de ferro original da Torre Eiffel em sua constituição. A ideia é unir o objeto de maior prestígio para um atleta com um monumento histórico da cidade francesa.


Outros locais
Além de Paris, Bordeaux, Nantes, Lille, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Marselha também receberão partidas de alguns esportes. Fora do continente europeu, o surf será disputado na Polinésia Francesa, na Oceania, em função das melhores condições para a prática em relação à França.


Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM se prepara para enfrentar o Futebol Com Vida no sábado Anterior

Inter-SM se prepara para enfrentar o Futebol Com Vida no sábado

Venda de ingressos para UFSM Futsal e Sercesa pela Série Ouro abre nesta quarta Próximo

Venda de ingressos para UFSM Futsal e Sercesa pela Série Ouro abre nesta quarta

Esportes