Fotos: Lucas Uebel/Grêmio; Ricardo Duarte/Inter; Renata Medina/Inter-SM

A menos de uma semana da estreia no Gauchão, os últimos preparativos passam a ter peso estratégico para os clubes gaúchos. É o momento em que planejamentos distintos se encontram e escolhas começam a ser consolidadas, ainda que longe dos holofotes. Cada comissão técnica busca transformar dias ou semanas de preparação em competitividade imediata, sabendo que o calendário apertado exige respostas rápidas desde a primeira rodada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Neste cenário, Grêmio, Inter e Inter-SM chegam à semana final em estágios diferentes de construção, mas com o mesmo desafio: iniciar o Estadual em alto nível. A forma como cada clube organiza seus últimos dias antes da bola rolar ajuda a explicar não apenas o ponto de partida no campeonato, mas também as ideias e prioridades para a temporada.
Grêmio
A última semana do Grêmio antes da estreia no Gauchão será marcada por rotina intensa de treinos e período de concentração. Desde sábado, o elenco passou a ficar concentrado em hotel, modelo que seguirá até a viagem para Santa Cruz do Sul, local da estreia contra o Avenida, no próximo sábado (10), às 21h. A medida busca acelerar a adaptação aos métodos da comissão técnica de Luís Castro e ampliar o acompanhamento dos atletas.
Até quarta-feira (7), os jogadores realizam atividades em dois turnos, intercalando trabalhos em campo e avaliações físicas. Na quinta-feira (8), haverá apenas treino pela manhã, às 10h. Na sexta (9), o grupo faz o último treinamento pela manhã e, à tarde, viaja para a estreia.
Inter
Na última semana antes da estreia no Gauchão, o Inter intensifica os trabalhos no CT Parque Gigante com foco no ajuste físico e tático. Após o primeiro treino com o elenco completo ontem, a comissão técnica de Paulo Pezzolano passa a concentrar as atividades na integração dos grupos e na definição da equipe que inicia o campeonato estadual, que conta com atletas que treinam desde dezembro. A tendência é de treinos fechados, com ênfase em organização defensiva, transições e bolas paradas.
O Colorado estreia no próximo domingo (11), às 18h, contra o Novo Hamburgo, no Beira-Rio. O planejamento da comissão técnica prevê a entrada gradual do time principal a partir das rodadas seguintes.
Inter-SM
Já o Alvirrubro mantém, com pequenos recessos, uma rotina de pré-temporada desde 17 de novembro. Diferente da dupla Gre-Nal, a equipe treinada por Bruno Coutinho já teve a oportunidade de entrar em campo em três ocasiões. Nos amistosos disputados em dezembro, a equipe venceu o primeiro, contra o Grêmio Sub-20, perdeu para o São Luiz de Ijuí e empatou contra o Avenida.
A grande dúvida é em que medida os novos contratados entrarão para o time titular, visto que o clube conseguiu manter boa parte da espinha dorsal da equipe que conquistou o acesso em 2025.
O Alvirrubro estreia contra o São José, no gramado sintético do Passo D’Areia, em Porto Alegre, no próximo domingo (11), às 19h.