Foto: Divulgação
Janeiro é o mês da Visibilidade Trans e uma série de atividades devem ocorrer em Santa Maria. Uma delas é a exposição VisiTrans, que segue até o dia 30 de janeiro na sala LUC 1181 em frente ao Cinépolis no Shopping Praça Nova. Com fotografias que exibem com orgulho corpos transgêneros, a iniciativa leva essa luta para os olhos do grande público. A visitação é aberta ao público e gratuita
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A exposição é organizada por Cilene Rossi, que destaca que a iniciativa vai além da data simbólica. Segundo ela, a proposta é chamar atenção para a presença e o protagonismo de pessoas trans na sociedade.
– A VisiTrans é uma exposição de corpos e pessoas trans que tem como finalidade, não somente em janeiro, que é o mês da visibilidade trans, retratar a necessidade de um olhar para esse público que também tem sim um lugar na sociedade e que pode e deve ocupar todos os espaços – afirma a organizador.
Registros que dão rosto à luta
A iniciativa é promovida pela vereadora Marina Callegaro (PT) e integra a programação do Janeiro Lilás, instituído pela Lei Municipal nº 6.537/2021. O objetivo da campanha é conscientizar a população, combater o preconceito, a discriminação e a violência de gênero, além de reforçar o compromisso do Poder Legislativo com os direitos humanos e a construção de uma cidade mais inclusiva e respeitosa.
As imagens da exposição são assinadas pela fotógrafa e jornalista Jamile Peres, que registrou pessoas trans de diferentes classes sociais e profissões. Com um olhar muito sensível à causa, capturou imagens que são muito mais do que simples fotografias: são a personificação da luta por respeito, dignidade e igualdade.
– Temos o direito de existir e de estar, sem medo, em todo e qualquer espaço. Tanto que cada pessoa que ali se encontra nas fotos está identificada com respectivas funções e profissões. Agradecemos muito o apoio de
todos os colaboradores do shopping. O Praça Nova, mais uma vez, está dando exemplo de visibilidade e inclusão– destaca Cilene.
A exposição integra um projeto itinerante, que percorre diferentes espaços públicos com o objetivo de dar rosto a uma causa que promove o respeito e preserva vidas.
Apoio à diversidade
Para o superintendente do Shopping Praça Nova, Mustafá al Khatib, receber a mostra reforça o compromisso do empreendimento com a diversidade e a inclusão.
– O Shopping Praça Nova é um entusiasta da diversidade, em diferentes âmbitos, com uma cultura muito forte e presente de respeito a todos e todas, passando por raça, religião, neurodivergência de questões de gênero e sexualidade. É muito importante para nós que todos e todas saibam que são bem-vindos e bem-vindas aqui. Ter essa exposição é a materialização disso – diz.
Dia Nacional da Visibilidade Trans
Em 29 de janeiro de 2004, ativistas trans realizaram um ato no Congresso Nacional, em Brasília, para reivindicar direitos e visibilidade, o que foi reconhecido pelo governo posteriormente como o Dia Nacional da Visibilidade Trans.
Desde então, a data conta com programações no país todo, relembrando não apenas a luta por respeito e direitos, mas também que o cenário ainda é de alerta para essa população. Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans no mundo.
Prestigie
Quando: Até 30 de janeiro, das 10h às 22h
Onde: Sala LUC 1181, em frente ao Cinépolis, no Shopping Praça Nova (BR-287, 2885, Bairro Urlândia)
Entrada: Gratuita
Leia mais: