Brasileiro Adolpho Veloso é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Fotografia; veja quem são os concorrentes

Com colaboraão de Alexandre La Bella

Brasileiro Adolpho Veloso é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Fotografia; veja quem são os concorrentes

Foto: Arquivo pessoal/ Adolpho Veloso

Adolpho Veloso durante as gravações de "Sonhos de Trem" entre o ator Joel Edgerton (à esquerda) e o diretor Clint Bentley (à direita).

Além das quatro indicações de “O Agente Secreto” em Melhor Filme, Ator, Filme Internacional e Direção de Elenco,  o Brasil também terá representante na cerimônia do Oscar 2026, no dia 15 de março, na categoria de Melhor Fotografia. O diretor de câmera Adolpho Veloso, indicado pelo seu trabalho em "Sonhos de Trem", é o primeiro brasileiro a concorrer à esta estatueta. O prêmio reconhece o trabalho técnico responsável por definir iluminação, enquadramentos, movimentos de câmera e a composição das cenas, o que influencia diretamente na forma como o público percebe a história na tela.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O primeiro brasileiro na categoria

Adolpho Veloso venceu o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards.Foto: Amy Sussman/Getty Images

Veloso já havia atuado em produções audiovisuais de grande alcance, como o videoclipe “Ameianoite”, de Pabllo Vittar e Gloria Groove. No cinema, o paulista passa a integrar uma categoria historicamente dominada por profissionais estrangeiros. Embora “Cidade de Deus” tenha sido indicado a Melhor Fotografia em 2004, o responsável pelas imagens foi o uruguaio César Charlone.

Em “Sonhos de Trem”, a escolha por câmera na mão e iluminação natural contribui para uma estética direta que valoriza a natureza e o ambiente da narrativa, que acompanha um lenhador solitário no início do século 20, durante a expansão ferroviária nos Estados Unidos. O formato de imagem em proporção 3:2, que não ocupa toda a tela, foi adotado com a intenção de remeter a um álbum de fotografias, conforme já explicou o brasileiro em entrevistas.

Na atual temporada de premiações, Adolpho Veloso já venceu o Critics Choice Awards, o prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles e o Spirit Awards, o que o coloca entre os favoritos na disputa pelo Oscar.

Os concorrentes

A categoria de Melhor Fotografia no Oscar 2026 reúne cinco indicados, com dois estreantes além de Adolpho Veloso. Os trabalhos variam entre o uso de grandes formatos, contrastes intensos e abordagens naturalistas que valorizam textura, luz e atmosfera. Confira:

Autumn Durald Arkapaw – Pecadores

Foto: Divulgação/British Cinematographer

A única mulher presente e principal concorrente do brasil na categoria é Autumn Durald Arkapaw, que concorre ao Oscar por “Pecadores”, de Ryan Coogler. A diretora de fotografia já assinou trabalhos em produções como “A Última Showgirl” “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, com espaço tanto em grandes estúdios quanto em projetos autorais. 

A fotografia de Arkapaw é marcada pela captação em película de grande formato, que garante imagens mais amplasdetalhadas e com textura mais orgânica. Em “Pecadores”, tornou-se a primeira mulher a filmar um longa em IMAX 65mm. O projeto combina diferentes formatos de grande escala, alterna proporções de tela para criar maior imersão e amplitude. A obra aposta em alto contraste, sombras densas e luz natural para construir um clima de suspense, além de planos longos sem cortes e movimentos de câmera fluidos, recursos que reforçam o dinamismo de uma narrativa que mistura diferentes gêneros cinematográficos.

Além da indicação ao Oscar, a estadunidense venceu o prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston, da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos e do Círculo de Críticos de Cinema de Nova York.


Michael Bauman – Uma Batalha Após a Outra

Foto: Divulgação/British Cinematographer

Michael Bauman concorre ao Oscar por “Uma Batalha Após a Outra”, de Paul Thomas Anderson, cineasta com quem estreou como diretor de fotografia em “Licorice Pizza”, de 2020. Desde então, consolidou espaço em projetos de maior visibilidade, como a terceira temporada da série “Monstros”, da Netflix.

A fotografia de Bauman se destaca pelo uso da luz ambiente, com composições que valorizam profundidade de campo e movimentos de câmera discretos. Em “Uma Batalha Após a Outra”, aposta em enquadramentos amplos e em uma câmera que acompanha os personagens com fluidez. O longa filmado em VistaVision, formato que amplia a área filmada e garante maior definição e riqueza de detalhes, reforça a escala visual e a tensão dramática sem recorrer a excessos.

Na temporada de premiações, venceu Melhor Fotografia no Prêmio da Sociedade Britânica de Cinematógrafos e na Associação de Críticos de Cinema de Chicago.


Dan Lautsen - Frankenstein

Foto: Divulgação/IMDB

Dan Laustsen concorre ao Oscar por “Frankenstein”, dirigido por Guillermo del Toro. O dinamarquês é conhecido pelas parcerias com o cineasta em “A Forma da Água” e “O Beco do Pesadelo”, que também lhe renderam indicações ao prêmio da Academia. Ele também trabalhou na franquia de ação “John Wick” e em “Silent Hill”.

A fotografia de Laustsen é marcada pelo alto contraste e uso dramático de luz e sombra, com paletas que alternam tons frios e quentes para criar profundidade e atmosfera que ambientam o espectador. O diretor de câmera costuma trabalhar com poucas fontes principais de iluminação e permite que a escuridão componha a cena. Em “Frankenstein”, adota estética gótica e construção visual artesanal, com cenários grandiosos e, ao mesmo tempo, detalhados.

Além da indicação ao Oscar, o escandinavo acumula outras 31 nomeações na temporada pelo trabalho na produção, ainda sem vitórias.


Darius Khondji – Marty Supreme

Foto: Julia Cervantes

Darius Khondji chega a sua quarta indicação ao Oscar por seu trabalho em "Marty Supreme", de Josh Safdie. Em 2025, também assinou a fotografia de “Mickey 17” e “Eddington. O diretor de fotografia iraniano-francês já trabalhou em produções como “Seven - Os Sete Crimes Capitais”, “Amor” e “Meia-Noite em Paris”, transitando entre o suspense e filmes autorais.

A fotografia de Khondji é marcada por alto contraste e uso expressivo de sombras, com inspiração em pinturas clássicas que retratam lutas de boxe. Ele costuma trabalhar com luz direcional e criar áreas pontuais de iluminação em meio a grandes zonas de sombra, para reforçar tensão e profundidade. Em colaboração com o designer de produção Jack Fisk, buscou, em “Marty Supreme”, uma iluminação naturalista nas sequências de tênis de mesa, para evitar inundações de luz e preservar uma atmosfera íntima e de época. As cenas durante as partidas foram registradas com uma abordagem que combina realismo físico e composição coreografada, com a câmera acompanhando o movimento dos jogadores.

Além da indicação ao Oscar, acumula outras 10 nomeações na temporada pelo longa, ainda sem conquistar prêmios.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasileiro Adolpho Veloso é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Fotografia; veja quem são os concorrentes Anterior

Brasileiro Adolpho Veloso é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Fotografia; veja quem são os concorrentes

Secretaria adjunta de Cultura dá detalhes sobre a retomada do Carnaval de Rua Próximo

Secretaria adjunta de Cultura dá detalhes sobre a retomada do Carnaval de Rua

Cultura