Foto: Isadora Bortolotto (Diário)
Silveira Martins se prepara para viver mais uma edição do Festival da Uva e das Águas, que ocorre desta sexta-feira (16) até o domingo (18), celebrando a cultura, a tradição e o início da colheita da uva nos vales de Val Feltrina e Val de Buia. O evento marca os 20 anos da Vindima na Quarta Colônia e reforça a identidade italiana da região.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O diretor de comunicação do evento, Daniel Vedoin, participou do programa Bom dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5), e destacou a importância histórica do festival, que surgiu nos anos 1970 e passou a acontecer anualmente a partir dos anos 2000. Segundo ele, a vindima é um momento simbólico para os produtores e movimenta toda a economia local.
— É uma festa muito antiga, que valoriza o trabalho das famílias e das regiões tradicionais da plantação e colheita da uva — ressaltou Vedoin.
Valorização dos produtores e das vinícolas
O Festival da Uva e das Águas envolve diretamente os vales de Val Feltrina e Val de Buia, reconhecidos pela tradição no cultivo da uva. As três grandes vinícolas da região, Vinhos Cantina Sala, Suco Val Feltrina e Uvas Vicentini, são parceiras na realização da festa.
Além da produção vitivinícola, o festival fortalece o turismo rural, aproximando visitantes da comunidade local e mantendo viva a história que une gerações.
Abertura com pôr do sol e filó
A abertura oficial acontece na sexta-feira (16), com o tradicional Tramonto no Vale, um convite para apreciar o pôr do sol nos vales de Val Feltrina e Val de Buia, incluindo o Monumento ao Imigrante. Vedoin descreveu o momento como um “pôr do sol douradinho”, que já se tornou marca registrada do evento.
À noite, a programação segue com a missa de agradecimento à vindima, às 19h, e o filó , às 20h, no salão comunitário da SAREC Val Feltrina. O filó é uma tradicional festa italiana em que cada participante leva um prato ou bebida para compartilhar, e desta vez, será acompanhado com música e cantoria do grupo Fisaorchestra Vêneta e do Coro Nonno Modesto.
Roteiros, gastronomia e esportes
Um dos destaques do festival é o Roteiro da Uva e das Águas, que ocorre no sábado (17) e domingo (18), das 8h às 18h. São mais de 30 pontos de visitação, entre propriedades rurais, vinícolas, casas históricas, monumentos e pontos de comércio. O roteiro inclui ainda o Balneário Portal do Roio, que foi reaberto recentemente e reforça o caráter “das águas” do festival.
A programação também conta com almoços típicos, jantares-baile, torneios de bocha, vôlei de areia, pênaltis e experiências guiadas pelos vales, como o Passeio Arturismo e Aventura.
Mascote Graspeta convida o público
A mascote oficial do evento, Graspeta, também esteve presente no Bom Dia, Cidade! e afirmou que estará circulando pelos espaços do festival e interagindo com o público.
— Compareçam ao evento, vale muito a pena. É uma experiência cultural muito enriquecedora. Venham que estarei lá — convida a mascote.
Vedoin também aproveitou para convidar os visitantes a estenderem o passeio pela cidade:
— Fica o convite para se estender até Silveira Martins, conhecer a nossa torre e os nossos atrativos turísticos.
Mais informações sobre o Festival da Uva e das Águas 2026 podem ser conferidas no site da Prefeitura de Silveira Martins e no Instagram oficial do município.
Confira a programação completa