Música e saúde mental

Projeto 'Superação–Faça a Vida Acontecer' realiza ações em cinco escolas municipais de Santa Maria

Projeto 'Superação–Faça a Vida Acontecer' realiza ações em cinco escolas municipais de Santa Maria

Foto: Pedro Piegas (Arquivo)

A segunda edição do projeto Superação – Faça a Vida Acontecer, idealizado pela banda santa-mariense Arde Rock, chega a cinco escolas municipais de Santa Maria nesta semana. Além de muita música, a iniciativa terá a participação da psicóloga Girlyannie Paz Boniatti. 


O objetivo é despertar o interesse de crianças e adolescentes em iniciativas culturais, assim como levar mensagens positivas através de canções da banda.

 
De acordo com a vocalista da Arde Rock, Simone Sattes, o projeto tem relação com a história da banda e surgiu após a pandemia, momento em que os estudantes retornaram às escolas e sentiram dificuldades na socialização:

 
– Queremos impactar positivamente as crianças através das letras das canções da banda, que falam sobre superação, resiliência, conquista de sonhos e recomeço – explica a cantora.

 
A Arde Rock vai se apresentar nas escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Quintino, EMEF São Carlos, EMEF Chácara das Flores, EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro e EMEF Lourenço Dalla Corte. 


No final de cada apresentação e bate-papo, serão sorteados kits com CDs, camisetas e patches da banda. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.


Memória

Em março de 2022, a primeira edição de Superação – Faça a Vida Acontecer reuniu centenas de crianças e adolescentes nas apresentações, que ocorreram na EMEF CAIC Luizinho de Grandi e na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro. 


Além de conhecerem novas canções, os estudantes também quiseram saber quais eram os passos necessários para se dedicar profissionalmente à música. Ao fim dos shows, eles fizeram filas para ganhar autógrafos, tirar fotos e, claro, conversar com os artistas.


Segundo avaliou a diretora do CAIC Luizinho de Grandi, Maria Helena Antonello, a música é fundamental na educação e o show da Arde Rock ajuda a aproximar a didática da prática.

 
– Para nós, é um momento de muita alegria. Sabemos que os alunos adoram essa vibração e otimismo. Estamos iniciando o ano, então é uma oportunidade incrível de aproximar os alunos da música. A banda trouxe alegria para a nossa gurizada – declarou na ocasião.

 
O cuidado com a saúde mental tem sido um tema constante em projetos da Arde Rock. E, para a banda, a infância é um momento crucial para a formação de futuros adultos, por isso o tema deve ser discutido junto dos estudantes:

 
– Lembro muito bem o exato momento em que decidi o que eu queria ser na vida. Eu tinha oito anos quando motivada por artistas locais (em Cruz Alta, onde nasci), eu participei e venci um festival estudantil. A sensação de estar no palco cantando foi tão boa que, na hora, eu sabia o queria para o meu futuro – rememora Simone.

 
Letras

Formada por Killermano, Simone Sattes e Thomás Martins, a banda completa 15 anos de estrada neste ano. 


A origem das letras positivas de suas composições está na história de superação e de oportunidades que o universo da música proporcionou aos fundadores da Arde Rock, Killermano e Simone. 


Ele, filho de uma costureira que criou os filhos sozinha; ela, filha de um pedreiro e de uma diarista. Ambos tiveram infância simples e estudaram em escolas públicas, sendo nos palcos de festivais estudantis que eles se conheceram e desenvolveram seus talentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atriz santa-mariense Louise Clós estrela a nova temporada de Anterior

Atriz santa-mariense Louise Clós estrela a nova temporada de "Reis", novela da Record TV

UFSM divulga ações selecionadas para Distrito Criativo Próximo

UFSM divulga ações selecionadas para Distrito Criativo

Cultura