Feira do Livro

Primeiro fim de semana da 50ª Feira do Livro foi de calor e grande público na Praça Saldanha Marinho

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A previsão do tempo para os próximos dias indica frio e chuva. Um cenário recorrente ao longo das edições da Feira do Livro de Santa de Santa Maria. Porém, pelo menos o primeiro fim de semana da 50ª edição foi de sol e calor. Famílias, crianças, jovens (e pets!), muitos acompanhados de chimarrão, lotaram a Praça Saldanha Marinho no sábado (29) e no domingo (30). E, conforme os livreiros das 32 bancas, esse movimento refletiu nas primeiras vendas.

Muitas pessoas disputavam um espaço ao redor da banca da Livraria Athena, por exemplo. Conforme a almoxarife da empresa, Diovana Krauchemberg, os livros "Café com Deus Pai", de Junior Rostirola, "Mandíbula de Caim", escrito em 1934 por Edward Powys Mather e "Assim Que Acaba" de Colleen Hoover já despontam entre os mais vendidos. Diovana comenta que os dois últimos por exemplo, são fenômenos editoriais impulsionados por comentários na rede social Tik Tok.

As vendas começaram a se intensificar a partir da tarde de sábado, e no domingo, enquanto arrumávamos a banca, já haviam várias pessoas esperando. Espero que seja muito bom, sempre um ano é melhor do que outro. Temos os lançamentos, best-sellers, autores locais e tudo saindo muito bem. A escritora Agatha Christie, por exemplo, tem sido muito procurada por jovens depois que seus livros viraram assunto nas redes sociais, e eles são o nosso público-alvo – conta Diovana Krauchemberg.

Diovana Krauchemberg é uma das responsáveis pelas vendas na banca da Livraria Athena


A família Flores, de Santa Maria, era mais uma das tantas que estavam na Praça prestigiando o evento cultural. A Heloísa conta que é leitora e frequentadora assídua da Feira do Livro. Dessa vez levou o marido, Jefferson, e os filhos, Enzo e João Arthur, com ela.

– Tá bastante movimentado e bem legal, muito descontraído. Têm vários espaços para o público. Eu não tinha muito o hábito da leitura, mas ela (Heloísa) tem me trazido a esse mundo, devagarinho – diz Jefferson Flores.

O pequeno João Arthur Flores se divertiu com a intervenção da Cia. Armazém na Praça

Intervenção

A Cia. Armazém é um dos grupos culturais que tem feito intervenções culturais na Praça durante a Feira do Livro. Eles circulam pelo espaço interagindo com o público e oferecem música e, é claro, palavras. As pessoas são convidadas a escolher uma página aleatória do "Livro dos Ressignificados", de Akapoeta e, então os integrantes da Cia. Armazém "ressignificam" uma das palavras da página.

Nós trabalhamos há muitos anos na feira e nunca havíamos visto tanto movimento no em um primeiro fim de semana. Claro que o tempo ajudou, bem como o fato de ser uma edição comemorativa de 50 anos. Então está muito convidativo. Nós transitamos pela feira e criamos pequenos momentos de interação com o público por meio das palavras. Aproveitem os dias de sol e venham para a nossa Feira do Livro! – convida a artista Patrícia Garcia, da Cia. Armazém.

No sábado, ainda houve lançamentos de livros no Espaço de Lançamento e apresentação do espetáculo "As Aventuras do Fusca à Vela". No domingo, foi a vez do espetáculo "Baú Brasil Criança" e apresentação do Coral Reflexus, no Theatro Treze de Maio. A programação do primeiro fim de semana da 5ª Feira do Livro encerrou com o músico e escritor porto-alegrense Duca Leindecker, primeiro dos oito nomes a passarem pelo espaço Livro Livre, também no Treze.

Programação de segunda-feira (1º de maio):

  • 15h - Espetáculo Lógica Ltda (Ilógica Cia) - Theatro Treze de Maio
  • 17h - Santa Maria no multiverso da leitura - Theatro Treze de Maio
  • 19h - Livro Livre: SANKOFA: não vamos falar de nossas cicatrizes - Theatro Treze de
    Maio

Lançamento de livros

15h

  • Cartilha Educação Fiscal e Cidadania: Uma proposta pedagógica no ambiente escolar - Claube Camile Soares Lima
  • "A Grande Família Bisognin: Descendentes de Francesco Bisognin e
    Brigída Trentin” - Gustavo Bisognin e Getúlio Amauri Bisognin
  • Restinga Sêca Nossa Terra, Nossa Gente - Getúlio Amauri Bisognin
  • Etiologia das Adicções e Compulsões - Dr Lorí Lucatelli
  • O ato de confiar - Dr Lorí Lucatelli


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação da Feira do Livro desta segunda-feira, dia 1º Anterior

Confira a programação da Feira do Livro desta segunda-feira, dia 1º

Homenagens e movimento intenso marcam a abertura da 50ª Feira do Livro de Santa Maria Próximo

Homenagens e movimento intenso marcam a abertura da 50ª Feira do Livro de Santa Maria

Cultura