Faltou harmonia: eleição da presidência da Associação Aliança Pelo Samba é contestada

Organizada pela Associação Aliança Pelo Samba, Noite Cultural reuniu grande público na Gare em novembro de 2022Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Menos de um mês depois, a eleição para a presidência da Associação Aliança Pelo Samba (AAPS), que reúne sete agremiações carnavalescas de Santa Maria, está sendo contestada por uma das escolas de samba da cidade. A Vila Brasil alega que pessoas que não estavam autorizadas a votar e agremiações irregularas participaram da eleição no dia 25 de novembro.

A representante da Escola Arco Íris, Elisângela Garcia Ribeiro, foi eleita como a nova presidente na ocasião, e Marion Mello, da Vila Brasil, como o novo vice-presidente da associação.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Atual presidente da AAPS, Leonardo Ribeiro conta que, após a eleição, algumas escolas pediram a documentação da votação, que foi devidamente apresentada. Segundo ele, até a semana que vem, deverá ser chamada uma reunião extraordinária com os sete presidentes das escolas para discutir a questão do pleito. O Conselho dos Presidentes é a instância máxima da associação.

– Não posso fazer nada sem o Conselho dos Presidentes. Mas precisamos de andamento, até porque fevereiro já está aí e temos propostas de eventos. Se precisarmos chamar uma nova eleição, será feito. Eu até brinco que essa situação me deixa feliz, porque mostra o interesse de todos pelo trabalho e importância da associação. Quando fundamos a associação, eu e minha vice-presidente priorizamos que todos deveriam ter voz e direito. Eu batia muito nessa tecla com os presidentes. Algumas escolas somente, agora, arrumaram essa documentação, mas sempre participaram nas votações – explica Ribeiro.

Conforme Sérgio Silva, presidente da Vila Brasil, somente a vermelho e branco e a Unidos do Itaimbé estão com o registro em dia no tabelionato. Fato que, segundo ele, chegou a ser comentado durante a eleição e registrado em ata.

– As outras escolas existem de fato, mas não existem de direito, pois suas diretorias não estão devidamente registradas. É certo que conseguiremos essa contestação, até porque uma pessoa que não era presidente, votou. O estatuto aponta que só vota o presidente da escola ou quem está devidamente autorizado por ele – diz o carnavalesco.


Elisângela Ribeiro (no centro), foi eleita presidente da AAPS no dia 25 de novembro. A votação ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa MariaFoto: Divulgação

Elisângela Garcia Ribeiro, a presidente eleita, diz que foi comunicada, na semana passada, sobre a contestação da Vila Brasil e que a AAPS e a Arco Íris estão buscando as possibilidade jurídicas de manter a eleição e para que tudo seja esclarecido. Segundo ela, a Vila Brasil não respeitou a democracia e não reconhece o estatuto da Associação:

– O estatuto indica que quem vota são os associados. Independente de estarem regularizados no tabelionato ou não, são associados. O Carnaval de Santa Maria tem alguns peões que acham que podem mandar, querem que seja do jeito deles. Eu acho que isso, para o futuro do Carnaval de Santa Maria, é muito prejudicial, porque trata-se de uma escola de samba que não respeita o estatuto da associação a qual ela é filiada. O representante participou da votação e, agora, está contestando.

Elisângela conta que haviam planos para eventos de Carnaval nos próximos anos durante a sua gestão, aos moldes da Noite Cultural que ocorreu na Gare ano passado, e até uma possível retomada dos desfiles de rua na Avenida Liberdade, em 2025.  Porém, tudo ficará parado até a situação envolvendo o pleito se resolver.

Também fazem parte da AAPS, as escolas de samba Barão do Itararé, Império da Zona Norte, Mocidade Independente das Dores e Unidos de Camobi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Passageiros da Alegria embarcam nos ônibus de Santa Maria para apresentação de Natal nesta quarta Anterior

Passageiros da Alegria embarcam nos ônibus de Santa Maria para apresentação de Natal nesta quarta

Projeto Pallotti encerra 2023 com espetáculo musical e artístico nesta quarta Próximo

Projeto Pallotti encerra 2023 com espetáculo musical e artístico nesta quarta

LEIA MAIS
Cultura