Os palhaços da Cia. Retalhos de Teatro estão prontos para embarcar na última aventura do ano. Nesta quarta-feira (20) pela manhã, o projeto Passageiros da Alegria realizará intervenções artísticas em 12 ônibus de Santa Maria. A proposta é animar o percurso de quem está no transporte público.
Durante o ano, a iniciativa, que começou em fevereiro, encantou os passageiros. E para entrar no clima natalino, os palhaços Pirulício Passo das Tropas, Divo Minuano e convidados especiais promovem uma ação de Natal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O artista Helquer Paez, que integra o projeto desde o início, em 2001, diz que o encerramento é também a celebração do sucesso da iniciativa:
– As intervenções no ônibus são as mais inesperadas. Uma vez, fizemos quase uma festa, as senhoras que estavam sentadas começaram a dançar e quase perderam o ponto de desembarque. E a edição natalina é ainda mais especial.
ALEGRIA E ACOLHIDA
Em fevereiro, quando os artistas começaram o projeto, os primeiros locais visitados foram o Lar Vila Itagiba, Abrigo Espírita Oscar José Pithan e o Lar das Vovozinhas, entidades que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade.
As ações iniciais do ano deram o tom de como seria o Passageiros da Alegria 2023: cheio de amor, arte e boas gargalhadas.
Nas intervenções artísticas com idosos, Helquer explica que mesmo com muito ensaio, nada os prepara para as histórias que são contadas. A partir daí, com muita sensibilidade, surge a arte com improviso.
– Nossa ideia, como o nome diz, é levar alegria. E sabemos que vamos encontrar histórias tristes, pessoas vivendo momentos difíceis. Às vezes, nós mesmos não estamos em um dia bom. Então, é uma troca. Ao longo dos anos, a experiência também nos trouxe essa sensibilidade. É muito bom crescer junto do projeto – conta Helquer.
Além das intervenções artísticas em ônibus, lares de idosos e hospitais, assim como apresentações de espetáculos, os Passageiros da Alegria também aproximaram os estudantes do teatro e da música. Durante o ano, a companhia realizou oficinas na APAE Santa Maria e na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Cóser, voltada para pessoas com deficiência auditiva. A partir daí, cada aula foi adaptada.
Ainda, para a Cia. Retalhos de Teatro, as oficinas são uma forma de democratizar o acesso ao teatro e dar visibilidade ao trabalho dos artistas santa-marienses, como Juliet Castaldello e Rafael Jacinto, que participaram do projeto.
O projeto é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) e tem como incentivadores o CFC Viacentro, Unimed Santa Maria e Banco do Brasil.