Emoção e muito samba no pé marcam a retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria

Vitória Parise

Emoção e muito samba no pé marcam a retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria

“Explode coração, na maior felicidade” resume o sentimento de retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria, após sete anos sem o tradicional desfile. Organizada pela Associação Aliança Pelo Samba e Escolas de Samba do município, com apoio da prefeitura de Santa Maria, a Noite Cultural teve início às 20h deste sábado (26), na Gare da Estação, e de acordo com a Guarda Municipal, reuniu cerca de 3 mil pessoas. Para entrar no evento, era necessário levar 1 kg de alimento não perecível. Estima-se que no total, 500 kg foram arrecadados.

Com muita emoção, o presidente da AAPS, Leonardo Ribeiro, de 43 anos, reforça a luta e comprometimento da equipe e para que o evento fosse realizado.

— É um momento único, de recomeço, que a gente sabe que precisa. Ontem eu e minha filha fomos nas quadras e elas estavam lotadas com soldador, costureira, o pessoal trabalhando. A cereja do bolo tá aqui agora, onde as escolas vão passar — relata.

No total, quatro escolas de samba marcaram presença no evento: Unidos de Camobi, Arco Iris, Mocidade Independente das Dores e Vila Brasil. Todas elas desfilaram com quesitos carnavalescos pré-estabelecidos, como tema-enredo, comissão de frente, bateria, carro alegórico, harmonia, alas, casal de mestre sala e porta-bandeira, estandarte, baianas, velha guarda e ala de convidados.

V

Fotos: Eduardo Ramos

Estiveram presentes no evento o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, acompanhado da secretária adjunta de Cultura, Fabrise Müller, e do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Além do desfile das escolas de samba, o público prestigiou diversas atrações culturais, como: Vani, Cia Hip Hop Mecanic Street Dance, MC GD, Ritmo de Camobi, Missionários da Rima, Escola Clemenciano Barnasque, Paulo e Ruti Afro-dança, DJ PC afro-music e pagodinho Campiol.

Logo depois, foi feita a entrega de troféus que homenagearam diversas pessoas e entidades que colaboraram para a realização do evento, entre elas a Secretaria de Cultura. Os vereadores, Valdir Oliveira, Luci Duartes e Rudys Rodrigues, representaram o legislativo municipal no evento. 

Um dos agraciados foi o editor de Cultura do Diário, Cassiano Cavalheiro, que recebeu homenagem sobre o apoio prestado ao Carnaval de Rua.

O samba une gerações

O evento reuniu pessoas de todas as idades, seja para assistir ou desfilar. Nicolas da Silva, de 10 anos, é membro da Escola de Samba Arco Íris e não esconde a alegria de participar do desfile.

— O samba para mim é uma dança clássica, quando eu escuto a bateria eu sinto muita alergia e esperança — relata.

Nicolas acompanhado das amigas Monique Deporte, Kloe de Bittencourt e Kimberly Siqueira.

O presidente da Escola de Samba Arco Íris, João Erberti Ribeiro, estava desde às 16h da tarde na Gare envolvido com a organização do evento e chamando os moradores de Santa Maria para prestigiarem o carnaval. Ele explica que cada detalhe da retomada foi organizado com muita garra e determinação e não esconde a alegria de ver o pequeno Nicolas e tantas outras crianças aproveitarem a festa.

— É só olhar em volta, ver essas crianças é uma satisfação enorme, o carnaval é pra eles. Isso me traz muitas lembranças, meu pai era um grande carnavalesco, eu nasci no berço do carnaval — relembra.

Após o desfile da Corte do Carnaval de Santa Maria, chegou o momento que todos mais estavam esperando: o espetáculo das escolas.

Momentos antes do início do primeiro desfile, por volta das 21h, o mestre de bateria da Unidos de Camobi, Maurício Cavalheiro, fazia os últimos ajustes para a abertura. Reforçando as palavras ditas por João, ele grita: “esse carnaval é pra vocês, todos vocês aqui” — referendo-se a todos aqueles da nova geração prestigiando o evento.

Ansiosa para entrar na avenida, a manicure Cibelle da Silva, de 28 anos, conta que nunca é tarde para embarcar nessa experiência. Ela aceitou o convite de um amigo para desfilar na Mocidade Independente das Dores.

— Estavam precisando de alguém para desfilar de baiana, então resolvi tomar coragem porque desde pequena eu gosto muito de carnaval. Também convidei meus cunhados, esse tipo de evento é muito importante e Santa Maria precisa unir as pessoas.

Já Fábio e Loreni Farenzena, de 71 e 70 anos, estavam juntos na arquibancada. O casal relembra dos diversos carnavais que aproveitaram juntos até a folia ser suspensa por conta da covid-19. Agora, eles esperam que tudo volte ao normal.

— Isso também é bom pro pessoal animar, sair de casa, depois de dois anos da pandemia. A gente conhece gente, se encontra, é um momento feliz pra todo mundo — diz Fábio.

— Guardo boas memórias dos anos anteriores, eu adoro carnaval, agora eu quero desfilar de novo — brinca Loreni.

Logo depois, vieram as escolas Arco-Iris, Mocidade Independente das Dores, encantando todos aqueles que estavam com saudade da folia na Avenida Liberdade.

Por volta das 2h, foi a vez da Vila Brasil, que com muita alergia e emoção, foi a encarregada para encerrar o desfile. A noite marcou uma nova etapa para Santa Maria, além de colaborar para o incentivo à cultura local.

— A Vila Brasil é a arte viva na cidade, com certeza depois dessa noite cultural, sairemos mais felizes para casa, extravasando alegria, com a saúde mental renovada, pois aqui cantamos e dançamos nossa tradição com todas as cores, credos e classes reunidas em um bem comum, a cultura! — Serginho Marques, representante e integrante da escola Vila Brasil.

Noite Cultural promove a volta do carnaval de rua em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Evento reúne mães e bebês para incentivar a amamentação em Santa Maria Anterior

Evento reúne mães e bebês para incentivar a amamentação em Santa Maria

Adiado júri de jogador acusado de agredir ex-árbitro santa-mariense durante partida de futebol Próximo

Adiado júri de jogador acusado de agredir ex-árbitro santa-mariense durante partida de futebol

Geral