Clash of Chefs se pronuncia após situação relatada por representante de Santa Maria na final de reality

Clash of Chefs se pronuncia após situação relatada por representante de Santa Maria na final de reality

A equipe da competição de culinária Clash of Chefs se pronunciou após declarações feitas por um dos finalistas do reality, o chef Vadson Schafer. O representante de Santa Maria ficou com o segundo lugar na final realizada no último sábado (18), em Porto Alegre, e relatou adversidades durante a preparação dos pratos, como, por exemplo, fogo em um dos fornos na cozinha. 


A plataforma Clash of Chefs, comandada por Anderson Caruso, que recentemente foi aceito como membro da FIC (Federazione Italiana Cuochi), está desde 2019 no cenário gastronômico. Como descrição, informam que promovem e incentivam novos talentos da cozinha a partir do programa. 


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Leia, na íntegra, a nota enviada ao Diário pela equipe do Clash of Chefs:

No que diz respeito à alegação de que o prefeito de Santa Maria foi barrado no evento, não se traduz verdadeira. Diante da publicação, entramos em contato com a assessoria do prefeito, na pessoa do Sr. Diego Bortoluzzi, que respondeu da seguinte forma (transcrevemos trecho de áudio recebido ipsis literis): “falei com ele aqui, ele falou que em momento algum ele foi barrado, o que aconteceu, ele falou que não deixaram ele entrar, que é o certo, por que ele não tinha credencial, não tinha nada, e estava esperando a liberação da entrada dele, mas ele não foi barrado, falou que está bem tranquilo e bem ciente disso, que chegou lá e se apresentou, como não tinha credencial, estava esperando alguém liberar ele, mas ele está bem tranquilo, disse que não concorda com isso aí que o Vadson escreveu, que ele não tinha nem lido a matéria, até mandei pra ele agora a matéria (...) tá bem tranquilo, nem te preocupa, não tá chateado, não tá nada (...)”.

Assim, acreditamos que o Sr. Vadson, que não presenciou tal fato (até porque, inexistente), foi mal informado a respeito do mesmo.

No que diz respeito à afirmação de que “a situação com o forno ocorreu apesar de inúmeros avisos e tentativas, mesmo com a vida de mais de 20 profissionais que estavam na cozinha e um público de mais de 170 pessoas”, informa o Clash of Chefs que o forno possuía liberação para utilização conferida pelo profissional técnico responsável, Sr. Luis Felipe Vieira, após visita no dia do evento, transcrevemos trecho do laudo: “Informamos que na data de 17.11.2023 às 15:00 , realizamos a manutenção no forno combinado modelo a gás 06 gns que estava na unidade da Sogipa em Porto Alegre. (...) O equipamento ficou em perfeitas condições de funcionamento, não oferecendo risco algum em sua operação.” Além disso, o evento contava com a presença de uma bombeira e um técnico de segurança do trabalho. 

O episódio com o forno, portanto, não decorreu de irresponsabilidade da organização do evento, como sugere o Sr. Vadson, e não houve incêndio (palavras que constam na declaração da bombeira responsável, contratada para garantir a segurança de todos, que não utilizou o extintor), houve uma pane com liberação de chamas de fogo, controlado com o desligamento do equipamento. Entendemos que as pessoas tenham se assustado, mas nenhum risco de fato se evidenciou. Vale lembrar que o fogo é inerente ao ato de cozinhar, via de regra. Repetimos, o forno estava com laudo atestando absoluta condição de utilização, liberado pelo profissional capacitado para tanto. Não havia outros meios disponíveis ao Clash of Chefs para garantir a segurança de todos além da liberação de utilização dos equipamentos, contratação de bombeiro e técnico de segurança do trabalho, realizando o evento em local seguro e com todos os devidos alvarás, tanto que nenhum dano se evidenciou.

Ambos os chefes concorrentes, questionados sobre o interesse em prosseguir o evento com as condições adversas, já que não utilizaríamos mais o forno combinado na preparação, optaram de forma unânime pela continuação, o que aconteceu de fato, sendo os clientes atendidos e tendo a plataforma recebido inúmeros feedbacks de satisfação com os pratos e empatia para com o atraso vivenciado.
Estamos cientes da responsabilidade de realizar um grande evento envolvendo tantas pessoas, o que esperamos estar claro diante desta resposta. Disseminação de informações que não condigam com esta realidade serão tratadas com medidas cabíveis.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Destaques da Cultura 2023 são premiados nesta terça-feira na sede do Diário Anterior

Destaques da Cultura 2023 são premiados nesta terça-feira na sede do Diário

Chef Vadson Schafer conquista o segundo lugar na competição culinária Clash of Chefs Próximo

Chef Vadson Schafer conquista o segundo lugar na competição culinária Clash of Chefs

Cultura