Neste sábado (28), o Chef Vadson Schafer, representando Santa Maria, venceu a semi-final do Clash of Chefs, tradicional competição de culinária que chegou à quinta edição em 2023. Em Porto Alegre, ele disputou com o chef Lucas Calearo, de Canoas, uma vaga na grande final da disputa. Agora, o santa-mariense de coração irá enfrentar a chef Daiana Webler, de São Leopoldo, no dia 17 de novembro, também na capital.
Na semi-final, Schafer e Calearo deviam apresentar um prato principal em um jantar para cerca de 120 pessoas – os convidados escolheriam o melhor. O prato apresentado pelo representante de Santa Maria foi um beef wellington de salmão folhado e recheado com cogumelos e cream cheese, acompnhando de purê de cabotiá com gorgonzola, molho de damasco, laranja e cebola em pétalas e cogumelo recheado com gorgonzola e lamina de trufa sapucay.
Conforme Vadson, as expectativas para a final são as melhores possíveis e o embate será "parelho":
– Fomos muito bem na semi-final. E cada vez que participamos, acabamos conhecendo novas pessoas e cativando novos públicos. Estou confiante para a final, minha adversária é uma grande chef de cozinha e também uma amiga que eu respeito muito, mas tenho certeza que vamos levar esse título para Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Vadson Schafer nasceu no interior do Paraná, mas logo se mudou para Santa Maria e atua há 22 anos no mercado gastronômico da cidade. Ele é o único representante do interior do Estado na competição. Durante as etapas do Clash of Chefs, Vadson sempre esteve acompanhado dos alunos de sua escola de gastronomia, inaugurada em 2022 em Santa Maria. Desta vez, um time misto o auxiliou na competição.
Apaixonado pela gastronomia clássica, o chef também faz questão de incluir, sempre que possível, um toque autoral e especial na finalização de seus pratos: o conjunto de molhos e geleias artesanais de sua própria marca, a Coyote.
A plataforma Clash of Chefs, comandada pelo Chef Anderson Caruso, que recentemente foi aceito como membro da FIC (Federazione Italiana Cuochi), está desde 2019 na vanguarda da cena gastronômica, promovendo novos talentos e incentivando cada vez mais cozinheiros a se prepararem para a cozinha.
A adversária
Depois de uma disputa acirrada com Luciano López na semi, a Chef Daiana Webler, de São Leopoldo, teve seu passaporte carimbado para a grande final do Clash of Chefs. Ela é a primeira mulher mestre jamonera (especialista em presunto) do Estado formada na Espanha, berço da cultura de consumo do jamón.
Daiana Webler vem se destacando no cenário gastronômico não só por suas habilidades com a faca mas também por sua crescente busca por conhecimento e investimento na área. Recentemente, ela estagiou com o renomado Chef Jimmy Ogro, dos Estados Unidos