Relacionamentos

Terapia pode ser uma nova chance para casais em crise

"

A vida não é como um comercial de margarina. Cada novo ciclo na rotina de um casal é um prato cheio para crise, e uma boa conversa nem sempre é capaz de solucionar todos os conflitos. Por isso, a ajuda especializada pode ser a solução para melhorar a relação _ ou terminá-la de vez.

O argumento é simples: compreender o outro isento de julgamentos e expectativas é algo complexo. Por isso, a análise e intervenção de um terapeuta de casal pode evitar que você e seu par despejem reclamações e frustrações um sobre o outro. Quando dois mundos diferentes se encontram em um relacionamento, bagagens culturais, genéticas, mentais, orgânicas, espirituais e financeiras entram em colisão direta. Amaciar esse impacto depende de muita maturidade.

Embora a principal função do terapeuta seja facilitar a comunicação entre o casal, é comum que problemas de dinheiro, traição, criação de filhos e descontentamento sexual levem muita gente a buscar a terapia. E a maioria deixa para pedir ajuda quando a bomba está prestes a estourar. Quem afirma é a terapeuta de família e casal Clarissa Trindade Sant'Anna.

_ São poucos os que procuram em momento de prevenção ou quando está iniciando o conflito _ explica a especialista.

No caso dos dentistas Aline e Rafael Altmann, _ 27 e 32 anos, respectivamente, a história foi outra. Eles começaram a terapia individualmente, cada um por causa própria, até que seus psicólogos recomendaram que sentassem juntos no divã. Foi em julho passado que iniciaram o tratamento. Para Aline, foi natural falar sobre o relacionamento, pois ela já tinha vínculo com a psicóloga. Rafael também não teve muito receio: sendo da área da saúde, entendia que o psicólogo era um profissional capaz de fazer diagnósticos e trazer soluções.

Já a história de João*, 26 anos, foi diferente. Ele começou a se interessar por um amigo que tinha uma namorada. Aos poucos, os dois rapazes começaram a se envolver e a relação se transformou em triângulo amoroso do qual apenas os amigos mais próximos tinham conhecimento. Depois de mais de um ano na condição de "o outro da relação", João procurou uma terapeuta de casais. Ele foi sozinho na primeira sessão e prometeu levar o namorado. O rapaz resistiu, só iniciando a terapia meses depois. Após algumas sessões, os dois romperam. Mesmo que a terapia não tenha salvo a relação, João avalia que a experiência foi positiva:

_ Depois que a psicóloga perguntou sobre o meu amor próprio, comecei a pensar sobre isso. Foi aí que me dei conta de que não merecia aquela situação.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a terapia de casal não é indicada apenas para aqueles que estão juntos há muito tempo e sim para qualquer pessoa que deseja resolver os conflitos da relação. Outro mito a respeito do tratamento é de que a terapia sempre irá reunir os casais. Há situações em que a terapia é aconselhada até mesmo na hora da separação, explica a psicóloga e psicanalista Lisiane Hadlich Machado.

Foram a diminuição da admiração e, sobretudo, do desejo sexual, os motivos que levaram a secretária executiva Rose*, 59 anos, a querer dar fim a um casamento de 24 anos. Na época com 45, ela se sentia realizada como profissional, mãe e dona de casa, mas estava longe de se sentir feliz na cama. Decidida pela separação, começou a fazer terapia para tentar tornar menos amargo o sabor do fim.

_ Quando ele se deu conta que não tinha mais jeito, que eu já estava certa do que queria, parou de ir nas consultas _ comenta ela, que percebeu que sua iniciativa havia sido tardia.
Lisiane esclarece que, em qualquer relação onde há muitos conflitos e brigas, é importante procurar por ajuda profissional:

_ O mais importante da terapia é que ajuda a fortalecer. É importante sempre o respeito, a aceitação, o querer o bem do outro. Não dá para dizer se o casal vai ficar junto ou vai separar, mas o importante é a qualidade do ambiente familiar. Quando a pessoa gosta "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escolha sua bicicleta conforme o preço e o estilo de esporte

Próximo

Escolha a criança de fevereiro do Calendário Em Nome do Filho 2016

Vida