Fogueiras, cantigas, danças e comidas típicas. É difícil encontrar alguém que não goste da tradicional festa junina. Uma das principais atrações da festa são as comidas típicas: pinhão, milho verde, pipoca, quentão, rapadura, carrapinha... Difícil resistir a tantas delícias. Mas, além de deliciosos, muitos destes alimentos podem ser benéficos para a saúde, se consumidos com moderação.
Quem come cereais integrais todos os dias pode viver mais, aponta estudo
Porém, apesar de essas comidas apresentarem muitos benefícios para a saúde, é preciso tomar cuidado com o consumo de todos esses alimentos de uma vez só. O nutricionista Adriano Lenz, especialista em nutrição personalizada e celular e mestre em bioquímica com ênfase em genética pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dá a dica: deguste os sabores.
Saiba como escolher o melhor tipo de iogurte
– A pessoa chega em volta da mesa e come de forma exagerada, nem sente o gosto do que está comendo, muitas vezes sem apreciar o momento, sem curtir a festa. Desfrute com calma e sinta o gosto dos alimentos e das bebidas. A variedade é grande, mas a pessoa precisa lembrar, no dia seguinte, do que comeu. Vá ao evento, mas não o use como justificativa para deixar de cuidar da saúde – comenta o profissional.
Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda até duas xícaras de café por dia
De acordo com o nutricionista, na hora de preparar os alimentos doces, pode-se trocar o açúcar pelo xilitol, que é um adoçante não-cancerígeno. Por ser um adoçante em pó, ele pode ser utilizado na produção de carrapinhas e bolos. Assim, as propriedades do amendoim e milho, por exemplo, não são perdidas, e o alimento não fica tão calórico. No bolo, pode-se trocar a farinha de trigo pela farinha integral, além de usar o próprio grão do milho, em vez do fubá.
Pipoca faz bem e não engorda
A pipoca, segundo Adriano, é rica em fibras e pouco calórica:– O problema é que as pessoas tendem a colocar muito sal, e isso acaba aumentando a percepção de fome, fazendo com que a pessoa coma mais. A dica é colocar temperos na panela da pipoca, como o açafrão e a cúrcuma. Ela pode ser feita com manteiga, pois é uma gordura saturada que não oxida com o calor e dá um sabor excelente – explica.
AMENDOIM

É uma semente oleaginosa, rica em ácidos graxos poli-insaturados, que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos. É também fonte de proteínas e de antioxidantes como a vitamina E: o zinco, o fósforo e o manganês retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem doenças cardíacas. Além disso, é fonte de potássio, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.
A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL). O amendoim tem alto valor calórico, mas é pobre em carboidratos. A gordura existente é absorvida devagar e serve como fonte de energia para o teci"