Gente do bem

Grupos que ajudam a manter doações para os bancos de sangue de Santa Maria

Jaiana Garcia

"

O que motiva cidadãos anônimos, sem interesses pessoais, a ajudar o próximo? O que faz com que essas pessoas dediquem horas, dias, meses, anos a causas sociais? Nesta edição, o "Bem Viver!" traz histórias de voluntários que promovem campanhas ou criam ferramentas para informar, conscientizar e levar novos doadores de sangue para os bancos de Santa Maria. A inquietação com os problemas da sociedade e a vontade de ajudar são os principais motivadores.

_ Não dá para ficar sentado esperando que o governo resolva todos os nossos problemas sociais. Doar algo não é um ato de caridade, é um exemplo de inteligência _ afirma Reinaldo Vizcarra, um dos fundadores do grupo Caras do Bem, que promove campanhas educativas de estímulo à doação de sangue.

São dezenas de voluntários e centenas de doadores que se mobilizam durante o ano para minimizar a espera e o sofrimento de quem precisa de sangue durante um tratamento médico. As redes sociais têm sido a grande ferramenta usada para disseminar informação e atrair cada vez mais gente para os bancos de sangue da cidade.

Em janeiro, um aplicativo 100% santa-mariense será lançado para ajudar ainda mais. O objetivo dos idealizadores do Sangue Social é torná-lo de abrangência nacional e, quem sabe, internacional, já que Portugal já manifestou interesse em usar o  aplicativo para organizar e angariar novos doadores.

_ Nós vamos ser o elo entre os bancos de sangue e as pessoas. Queremos formar um espaço de informação e de agendamento para os doadores _ esclarece Alessandro Mathias, empresário que ajudou a criar o projeto.

Depois do incêndio na boate Kiss, a vontade de ajudar quem precisa começou a incomodar o educador Hernán Mostajo. Os pedidos por doadores de sangue eram inúmeros nas redes sociais e toda população, de alguma forma, se mobilizou para ajudar.

_ Percebi que as pessoas precisam ser estimuladas por meio de campanhas. Foi o meu despertar da consciência _ destaca Mostajo.
Meses depois, ele criou a Legião do Bem, que tem o personagem Darth Vader, vilão da saga "Star Wars", como líder. Em um ano de trabalho, já são 47 voluntários que o ajudam nas atividades da Legião. Eles promovem visitas a hospitais que recebem crianças para o tratamento do câncer, distribuição de brinquedos, alimentos e conscientização sobre a importância de ser um doador de sangue, medula e plaquetas.

Vilania que ajuda

Em abril deste ano, a Legião do Bem promoveu sua primeira ação para atrair novos doadores de sangue. E a estreia já foi um sucesso: mais de 30 alunos do curso de Psicologia da Unifra atenderam o pedido e reforçaram os estoques de sangue da cidade. De lá para cá, centenas de pessoas doaram, ajudaram e divulgaram o projeto, que já realizou 30 eventos em hospitais onde crianças e adolescentes fazem tratamento para o câncer.
E, para 2015, a Legião do Bem está cheia de planos. O principal deles é realizar debates de conscientização em escolas públicas e privadas e universidades. Duas palestras experimentais já foram feitas este ano, na Escola Coronel Pilar e na faculdade Antônio Meneghetti.
_ Foi um sucesso, e a gente percebeu que era necessário ampliar esse movimento. As pessoas precisam conhecer as doenças, entender como é feita a doação de sangue, perder o medo e tornar isso um hábito de vida _ diz Hernán Mostajo.
Em março, ainda sem data definida, serão realizadas duas palestras nos Colégios Fátima e Santa Maria. Além disso, a turma do bem de Darth Vader vai ganhar mais dois personagens _ o Homem do Deserto e outro Stormtrooper _, totalizando 11 pessoas. Visitas em creches e entidades assistenciais também estão nos planos.
No dia 17 deste mês, vai acontecer uma festa de Natal para as crianças da pediatria do Hospital Universitário. Os personagens vão percorrer o 6º andar do Husm, levando alegria e presentes para quem não vai poder festejar em casa com a família.

Onde encontrar?<"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

4 dicas de atividades ao ar livre no verão

Próximo

O que motiva pessoas comuns a doarem sangue a desconhecidos?

Vida