empreende

VÍDEO: Educadora Especial usa doces portugueses como renda extra

Camila Gonçalves

Foto: Janio Seeger (Especial)
Além de atuar em escolas de Santa Maria, Cristiane usa os dotes culinários que aprendeu na Europa para complementar a renda

Já imaginou provar um pouquinho da culinária portuguesa sem sair de casa? Depois de morar dois anos em Portugal, a educadora especial Cristiane Jonco Cassel, 37 anos, trouxe um dos pratos mais tradicionais, de lá, para Santa Maria: o pastel de nata. A fórmula é semelhante ao Pastel de Belém, cuja receita é exclusiva da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.

Carro-chefe da Nataria, empresa criada por Cristiane em dezembro de 2017, o pastel de nata, o toucinho do céu, doce à base de ovos e açúcar; e a pavlova, sobremesa de merengue recheada com ovos-moles, são alguns dos produtos que a empreendedora entrega sob encomenda. Eles vão acompanhados de canela e açúcar, para que o cliente polvilhe ao seu gosto, à moda portuguesa. As delícias são entregues aos clientes a partir de encomenda via telefone e WhatsApp. Sem loja física, Cristiane prepara os produtos na cozinha da própria casa.

A empresa está presente no Facebook e Instagram, por onde podem ser feitas as encomendas. Em fevereiro, a produção da empresa será vendida também na Divina Boulangerie, que fica na Rua Olavo Bilac, 220 e está fechada para reformas.

A Nataria veio da paixão de Cristiane pela cozinha e, também, para funcionar como uma renda extra. A educadora e empresária morou em Portugal, em 2016 e 2017, para acompanhar o marido, que faz Doutorado na área de Psicologia. Por lá, conheceu os verdadeiros pastéis de nata e foi buscar uma Escola de Culinária, na cidade de Porto, para aprender os segredos da iguaria.

A INSPIRAÇÃO

Cristiane é assessora pedagógica do Programa União Faz a Vida e trabalha em escolas de Santa Maria. A educadora segue os passos da mãe, outra amante da cozinha, que, quando se aposentou, apostou na venda de brigadeiros gourmet. Porém, Cristiane concilia as paixões pela educação e culinária, mas ainda sonha em se dedicar apenas à própria empresa.

O maior investimento de Cristiane no negócio foi tempo. Ela precisou de cerca de um mês para experimentar as receitas com os ingredientes comprados no Brasil. É que a diferença dos insumos mudava o resultado final dos doces. Em Portugal, os ovos são vendidos com indicação de P, M e G, o que facilita a medida das receitas. Segundo ela, uma grama a mais ou a menos muda completamente o sabor. Outra dificuldade foi encontrar uma manteiga de qualidade semelhante à portuguesa.

Até mesmo a farinha é processada no mixer para ficar mais fina. Além disso, o preço dos produtos portugueses são bem mais em conta. Por isso, itens caros no Brasil, como amêndoas, acabam encarecendo a matéria-prima. Apesar disso, Cristiane não economiza. Ela diz que vai perseguir a entrega da mercadoria com gostinho português.

- Precisei de vários testes para manter o sabor de Portugal. Os ovos que se compra no mercado têm a gema laranjinha, parece ovo caipira, e aqui não é tão fácil de encontrar. A fermentação, por causa do clima mais úmido, também é diferente - explica Cristiane.

Neste ano, Cristiane pretende viajar para o país dos pastéis de nata e trazer mais novidades. Uma delas é o tacho de cobre, recipiente onde os ovos-moles são feitos, conforme a receita original da cidade de Aveiro, em Portugal. O utensílio evita que as gemas se oxidem e garantem a textura ideal à mistura.

EMPREENDEDORA FOCOU EM COMPREENDER AS REDES SOCIAIS

Além de reservar um tempo para adaptar os ingredientes, Cristiane também buscou aprender sobre marketing. De forma autodidata, estudou um pouco sobre gerenciamento de redes sociais, fotografia, entre outros. Como o foco era vender nas redes sociais, teve de aprender como valorizar a Nataria na internet. Hoje, o famoso "boca a boca" complementa a fama dos doces portugueses. 

- Quis primeiro solidificar a marca, para depois pensar em outros projetos. Mas tenho visto que estudar as ferramentas para lidar com redes sociais funcionam. A gente posta e logo surgem as encomendas. Além do boca a boca, claro - comemora.

Onde comprar 

Quanto custa

  • De R$ 5 a 6,50

Confira o modo de fazer a Torta de toucinho do céu: 

 

Ingredientes

  • 100 gramas de amêndoas
  • 9 gemas de ovos
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de farinha de amêndoas
  • 1 colher de chá de fermento
  • 250 g de açúcar refinado
  • 250 g de água

Modo de fazer:

  • Para o creme de ovos com amêndoas:
  • Em uma panela, acrescente o açúcar, a água e faça uma calda. Em outro recipiente, adicione as amêndoas, as gemas e a calda de açúcar e faça a pasta.

Para a massa:

  • Pegue o creme de ovos com amêndoas, acrescente a farinha de amêndoas, misture até engrossar. Coloque a farinha de trigo e misture mais uma vez. Para finalizar, coloque uma colher de chá de fermento.
  • Em uma forma untada com manteiga, distribua a massa.
  • Leve ao forno por 30 minutos a 250°.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: dona de casa de Santa Maria faz lembrancinhas personalizadas Anterior

VÍDEO: dona de casa de Santa Maria faz lembrancinhas personalizadas

VÍDEO: designer transforma sacolas e embalagens de plástico em acessórios Próximo

VÍDEO: designer transforma sacolas e embalagens de plástico em acessórios

Empreendedorismo