empreende

Profissionais da educação criam clínica multidisciplinar para alunos com dificuldade de aprendizado

da redação*

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Ana Cláudia Diniz Bellinaso (a partir da esq.), Luiza Verardo e Iáskara Basso deram início ao trabalho na clínica Espaço Criança.

Ao se aposentar do magistério, a pedagoga Iáskara Maria Basso, 56 anos, optou por não abandonar o mundo da educação. A especialista em alfabetização começou a oferecer os serviços da profissão em uma sala particular da cidade, atendendo crianças, adultos e aqueles com dificuldade de aprendizado. Não demorou muito, e o público-alvo pediu mais - logo vieram a psicopedagoga Luiza Londero Verardo, 27, e a educadora especial Ana Cláudia Diniz Bellinaso, 43, para qualificar o trabalho. A sala ficou pequena e, consequentemente, as colegas mudaram o empreendimento para um espaço maior, no Bairro Nossa Senhora das Dores. Naquele momento, nascia a Clínica de Aprendizagem Espaço Criança, na sala 104 da Alameda Buenos Aires, 293.

- Eu não poderia ficar somente em casa. Hoje, reconheço que valeu muito a pena. É um orgulho, por exemplo, ver os pais colaborando conosco. É um prazer muito grande poder estar aqui, dando aula em meio ao som dos passarinhos - conta Iáskara, sobre a vista da janela.

Artista de Santa Maria vende obras personalizadas e faz sucesso na internet

ATENDIMENTO

O atual endereço conta com quatro salas de aula e uma brinquedoteca, divididos em dois andares. Todo o espaço é pensado para ser intimista e permitir a conexão entre turmas pequenas e o professor designado. Ao todo, são 21 tipos de atendimentos oferecidos e, apesar do nome do empreendimento, eles estão disponíveis para pessoas de todas as idades. A proposta da casa é de unir o ensino a brincadeiras e jogos. Em uma aula de produção textual, por exemplo, a professora, vestida com um avental, tira personagens de livros dos bolsos e os apresenta às crianças.

- Em nenhum momento, pensamos em não incluir essa parte lúdica. A criançada acaba por ficar bem a vontade durante a aula - justifica Ana Cláudia.

Lourdinha Gauto aprende com a professora Rosângela da Rosa

Iáskara, Luiza e Ana Cláudia se orgulham ao relembrar dos muitos alunos idosos que frequentavam a escola para participar de oficinas de xadrez, ou até mesmo do serviço de alfabetização. As professoras também destacam o convívio com alunos que tinham necessidades especiais, como crianças com grau de autismo leve ou cadeirantes.

- Ao mesmo tempo, ficamos felizes por dar alta a um aluno e triste por perder o vínculo. Aqui, muitas vezes, precisamos ser um pouco mães - resume Luiza.

DEDICAÇÃO APROVADA

A participação dos responsáveis pelos alunos é um dos grandes orgulhos das professoras da Espaço Criança. A empresária Lourdes Gauto, 60 anos, avó da pequena Lourdinha, conheceu o trabalho desempenhado no Bairro Nossa Senhora das Dores por conta da relação com Iáskara. Logo, ela encontrou no empreendimento a possibilidade de arranjar distração e aprendizado para a netinha, que é hiperativa. Lá, Lourdinha foca sua energia no aprendizado lúdico, por meio de blocos de letras enquanto desenha. Em uma das suas obras, ela exibe com orgulho um desenho de um coração com a frase "Amo a Iáskara", grafada abaixo.

- O trabalho delas é ótimo. São excelentes profissionais. Tenho muito a agradecer, já que o desenvolvimento da Lourdinha foi maravilhoso, mesmo com a dificuldade de concentração. Com a ajuda das profissionais, obtivemos ótimos resultados - elogia a avó.

Professor Guilherme dos Santos ministra aula de reforço para o Colégio Militar

Marcia Bianchin, 44 anos, encontrou no Espaço Criança uma oportunidade de aprendizado particular para o filho Leonardo. O jovem estudante cursa o preparatório para o Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) e, segundo a mãe, aproveita a oportunidade:

- Só tenho elogios. Elas desenvolvem um ensino de qualidade que é aliado ao carinho e individualidade de cada criança. Precisamos buscar conhecimento para nossos filhos, mas não devemos esquecer que isso tem que ser feito com carinho e muito cuidado, por serem crianças. Sempre que preciso, busco auxílio com a equipe Espaço Criança.

Chef abre refúgio gastronômico de risotos, filés e moquecas em Itaara

Em datas comemorativas, a instituição realiza festas temáticas para as crianças da comunidade, com o intuito de arrecadar donativos para escolas de Santa Maria. A clínica funciona da segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Mais informações pelo telefone (55) 99674-5478. 

*Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artesã investe na decoração de vidros para aumentar renda doméstica Anterior

Artesã investe na decoração de vidros para aumentar renda doméstica

Artista de Santa Maria vende obras personalizadas e faz sucesso na internet Próximo

Artista de Santa Maria vende obras personalizadas e faz sucesso na internet

Empreendedorismo