empreende

Ônibus antigo é transformado em barbearia em Santa Maria

Fotos: Charles Guerra/Jeferson Pimentel Azambuja transformou um ônibus em uma barbearia diferente e cheia de estilo

Um ambiente rústico que lembra as barbearias de época, mas com uma fachada incomum. Assim é a barbearia de Jeferson Pimentel Azambuja, 38 anos, que deu uma repaginada em uma carroceria antiga de ônibus e transformou o que um dia foi um veículo em um local destinado ao ofício e aos cuidados com a beleza dos clientes. A JPAzam fica no pátio da casa do barbeiro, no número 125 da Rua Elpídio Menezes, no Bairro Camobi. Há dois anos, ele toca o negócio e garante que, com o tempo, a clientela aumentou e se tornou fiel. 

- Eu já trabalho como barbeiro há seis anos e conquistei muitos clientes. Essas pessoas costumavam marcar hora comigo, independentemente do lugar em que eu estava trabalhando. Um dia, eu estava cortando o cabelo de um cliente e disse a ele que queria abrir um salão diferente. Ele me deu a ideia de comprar um ônibus, e aquela sugestão me deu uma luz para o meu novo negócio - conta Azambuja.

CPI do Parque de Máquinas aponta omissão, mas não dá nome a responsáveis

O nome do empreendimento é resultado da junção das iniciais de Azambuja, mas há uma história que confere um ar de misticismo para a ideia:
- Um dia, vieram aqui três alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dois deles eram paquistaneses, e um, indiano. Eles fizeram o corte de cabelo e me perguntaram por quais motivos tinha optado pela palavra "Azam". Eu disse que era o diminutivo do meu nome, e eles ficaram com expressões de desapontamento. Eu perguntei se "Azam" significava alguma coisa na língua deles, e os paquistaneses me disseram que é "algo grandioso". Foi então que percebi que era exatamente isso que eu queria que minha barbearia representasse para mim e para os clientes.
O nome também tem as mesmas iniciais do filho do barbeiro, João Pedro Azambuja, 10 anos. O pequeno, que acabou homenageado com o empreendimento, até ajuda o pai de vez em quando, mas se interessa, mesmo, é por carros, música e arqueologia.

Turma da Mônica terá primeira personagem feminina negra

Quando comprou o ônibus, Azambuja providenciou uma série de modificações feitas sob medida no veículo. Uma das preocupações do empresário era não precisar cortar as árvores do pátio de casa para adaptar a barbearia no terreno. O objetivo foi alcançado e, com o tempo, o negócio deslanchou.
- Já sou cliente do Jeferson há quase quatro anos. Como eu moro em Camobi, comecei a cortar o cabelo com ele, quando a barbearia era em outro ponto aqui do bairro. O lugar mudou e ficou muito bacana, sempre me chamou atenção o estilo da barbearia dele, sempre original, inovando e trazendo várias novidades. Essa ideia de fazer o salão em um ônibus foi uma jogada fantástica - elogia o consultor de vendas, Reinaldo Oliveira Mendes, 36 anos. 

Fotos: Charles Guerra/Ônibus transformado em barbearia fica em frente a casa de Jeferson Pimentel Azambuja

A CARREIRA 

Azambuja é nascido em São Borja e, desde criança, cortava o cabelo no mesmo local. Ao retornar para a cidade e visitar a barbearia que frequentava na infância, descobriu que, naquela época, já demonstrava interesse pela profissão.
- O dono da barbearia me disse que, uma vez, eu pedi a ele para me ensinar a cortar cabelos quando eu crescesse. Não lembrava disso - conta ele, aos risos.
Hoje, Azambuja procura se especializar no ofício por meio de cursos na internet e com as novidades que os clientes trazem para ele. Mas, para realizar o sonho de aprender a cortar cabelos e começar a empreender na profissão, em 2011, ele fez um curso na Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae).

Especialistas dão dicas para proteger seu pet do barulho dos fogos de artifício

- Foram aulas diárias, práticas e rápidas, mas acabei trabalhando mais em cabelos femininos. As técnicas não mudam muito, mas aprendi muito nesses meus seis anos de jornada - afirma ele.
O barbeiro começou a trabalhar em salões e barbearias logo após terminar o curso. Ele passou por empreendimentos no Centro e, também, em Camobi, até decidir por se arriscar e trabalhar sozinho. 

9 coisas que só quem passa o verão em Santa Maria vai entender

BARBA E CABELO 

O quê - JPAzam Barbearia

Onde - Rua Elpídio Menezes, 125, Bairro Camobi

Atendimentos - De segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h45min e a partir das 18h (interessados em marcar horários aos sábados e no turno da manhã devem fazer agendamento prévio com o profissional)

Quanto - R$ 20 (corte masculino) e R$ 15 (barba)

Contatos - (55) 99917-3890, 99106-8041 e a página JPAzam Barbearia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Instrutora de trânsito de Santa Maria oferece aulas de direção para habilitados Anterior

Instrutora de trânsito de Santa Maria oferece aulas de direção para habilitados

Publicitária investe em desenhos de animais de estimação Próximo

Publicitária investe em desenhos de animais de estimação

Empreendedorismo