empreende

'Jardim' com torneiras de chopp artesanal inaugura em Santa Maria

Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Denys (a partir da esq.), Vasco e Fábio abriram a cervejaria em outubro deste ano e já conquistaram a fidelidade do público

Para desbravar o mundo das cervejas, um grupo de amigos santa-marienses, estudiosos da área, decidiu investir na abertura de uma cervejaria artesanal em Santa Maria. Determinados a produzir uma garrafa gelada - e perfeita - da popular bebida maltada e lupulada, o professor de Física Tiago Vasconcellos, o Vasco, 38 anos, o funcionário público Fábio Guarda, 40, e o engenheiro elétrico, colunista do Diário e empresário Denys Coelho, 51, fundaram, em novembro de 2017, a Macchina Cervejeira.

Miniplantas viram grande negócio para arquitetas de Santa Maria

Em outubro deste ano, a microcervejaria inaugurou o Macchina Biergarten - um jardim cervejeiro localizado no Espaço Boulevard do Shopping Praça Nova.
- Nosso desejo é que esse empreendimento seja mais uma motivação para que as pessoas se identifiquem com Santa Maria. Um dos objetivos é fidelizar nossos clientes e ganhar novos, a ponto de virem de outros locais para provar nossas cervejas. Têm pessoas que tomam uma cerveja Macchina em um festival cervejeiro e nos procuram no Biergarten porque gostaram. Isso é muito legal - explica Vasco.

A IDEIA
A história do empreendimento começou quando Vasco, Fábio e Denys se conheceram na Cervacentro, entidade que estuda cervejas na Região Central do Rio Grande do Sul. À época, o grupo almejava abrir o próprio negócio. Em 2017, os três amigos inspiraram-se na cultura ferroviária da cidade para escolher o nome Macchina. A ideia do Biergarten foi importada dos Estados Unidos, onde "jardins de cerveja" são bastante populares. Todo o processo da criação da marca foi comandado por Denys, que já era empresário.

Empreendedora investe em produção de enxoval para bebês em patchwork

A inserção no mercado local não foi complicada, já que o Brasil conta com um número razoável de cervejarias artesanais - em setembro de 2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou que existem 835 cervejarias funcionando no Brasil, sendo que, 369 delas estão situadas no Sul. Para efeitos de comparação, o mercado norte-americano soma 6,3 mil marcas, segundo a Brewers Association (BA).

- Nosso negócio tem muito espaço na cidade - diz Denys.

O objetivo dos sócios é que as pessoas tenham o espaço cervejeiro como um local de encontros e reencontros em Santa Maria

A marca ganhou mais impulso quando, em um dos primeiros concursos encarados pelo trio, a complexa Wheat Whine Ale assinada pelo Macchina faturou a expressiva medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau, no começo do ano.

Desde os tempos em que os empreendedores preparavam cervejas em panelas de cozinha, o Macchina já possuía fãs de carteirinha, entre eles, o professor de Geografia Gilberto Alende, o Giba, 35.

- Consumo a cerveja da Macchina no Biergarten, nos festivais e ainda encomendo barris. Faço propaganda para os amigos e familiares. No Biergarten, temos a melhor cerveja e música da cidade. Estão apenas começando uma história que vai dar muitos frutos. Eles estudaram muito para chegar ao produto que têm hoje - relata.

ESTILOS
Os rótulos, produzidos na Zagaia Brewery, em Itaara, são assinados com paixão de quem entende do assunto. Nas torneiras disponíveis no Biergarten, existem, atualmente, seis estilos disponíveis para degustação - a Speer (cerveja no estilo German Pils) Super Hops (American IPA), a APA (American Pale Ale), a Helliquia (Helles), a Arrogant (American Strong Ale) e uma cerveja Red Ale sem nome. Destes, a Helles é a preferida do contador Filipe Mello Pasetto, 33 anos.

- Sou fã do tanto do sabor quanto do aroma. Também gosto muito da Super Hops, uma IPA equilibrada em todos os sentidos. A cerveja é de primeirissíma qualidade, e o atendimento no Macchina é diferenciado - conta Filipe.

SUCESSO
Segundo os fãs, o Macchina pôde crescer devido à entrega dos fundadores. O professor universitário Carlos Henrique Barriquello, 34 anos, é fã da cervejaria desde que a conheceu no festival São João de Camobi, realizado em junho. Assim que ele e a mulher, a acadêmica Gisele Dias, provaram um dos chopes, apreciaram o sabor e se tornaram clientes assíduos:

- Na ocasião, compramos um copo de IPA, que estava com preço muito bom. Gostamos tanto do chope que resolvemos encomendar para o meu aniversário. Logo, compramos uma chopeira em sociedade com meu vizinho. Os barris são encomendados do Macchina, principalmente IPA e Helles.

Artista restinguense lança linha de suportes para instrumentos e aposta em financiamento coletivo

Para Fábio, não existe dinheiro que pague o carinho de clientes como Barriquello:

- Ver o empreendimento fazer sucesso é a realização de um sonho. Começamos fazendo cerveja em casa e, hoje, temos a oportunidade de saber que as pessoas apreciam nosso produto. Esse retorno é muito legal.

O empreendedor diz ainda que as redes sociais têm papel importante na divulgação da marca e no contato com os clientes. Os fundadores orgulham-se do novo trabalho. Segundo eles, a Zagaia Brewery, que antes produzia mil litros de cerveja por mês, hoje produz 7 mil. Enquanto isso, o Macchina participa e organiza vários eventos da área cervejeira, por mês.

MACCHINA BIERGARTEN

  • Quando/onde - De terça a sábado, a partir das 19h, no Espaço Boulevard do Shopping Praça Nova (BR-287, 2.885, Bairro Urlandia)
  • Atrações - Chopes artesanais na torneira, música ao vivo e petiscos
  • Informações - (55) 99695- 0191, ou pela página Macchina Cervejeira, no Facebook

GLOSSÁRIO CERVEJEIRO

  • American Strong Ale - De cor dourada a cobre, são cervejas caracterizadas pelos aromas cítricos e florais exalados
  • German Pils - Cerveja alemã amarga, de cor dourada, corpo leve, atenuação alta e fermentação baixa
  • Helles - Cerveja de malte acentuado, de cor amarela ao ouro
  • Pale Ale - Estilo de sabor complexo de cervejas, com diferentes variações feitas ao redor do globo
  • Red Ale -Tem cor do âmbar ao marrom. Podem apresentar notas de caramelo
  • Wheat Whine Ale - Cerveja altamente maltada com aromas complexos e de cor leve

*Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após sair do emprego, estudante faz sucesso com venda de trufas recheadas Anterior

Após sair do emprego, estudante faz sucesso com venda de trufas recheadas

Miniplantas viram grande negócio para arquitetas de Santa Maria Próximo

Miniplantas viram grande negócio para arquitetas de Santa Maria

Empreendedorismo