Nathália Schneider
Por 16 votos a favor e três contrários, a Câmara de Vereadores de Santa Maria autorizou, em sessão na noite desta quinta-feira, a prefeitura subsidiar com R$ 10,5 milhões o transporte público neste ano. Votaram contra os parlamentares Pablo Pacheco (Progressistas), Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Roberta Leitão (Progressistas).
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para evitar que o prejuízo das empresas que operam o Sistema Integrado Municipal (SIM) seja repassado ao usuário, a prefeitura, a exemplo de outras gestões municipais do país, tem subsidiado o transporte.
O projeto gerou um longo debate e com críticas à administração pelo fato de a licitação até hoje não ter sido realizada, apesar de o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontar há alguns anos e que atingem também administrações.
Grande parte dos vereadores que votou a favor de o Executivo subsidiar o transporte público, apesar de pontuar que não há uma contrapartida em melhorias no serviço, argumentou que, se não tiver o repasse do recurso, o efeito será no bolso do usuário com o aumento da passagem. E defenderam a contrapartida em prol da população.
Por outro lado, parlamentares que votaram contra o projeto sustentaram que, além de não reduzir a tarifa, o volume de recursos considerável poderia ser aplicado em outras áreas. Aliás, o governo fez uma reengenharia no seu orçamento para destinar os R$ 10,5 milhões ao transporte.