Deni Zolin

Três startups de Santa Maria são finalistas de programa do BRDE

18.306

Enquanto empresas tradicionais estão sofrendo com a crise do coronavírus, muitas startups têm aproveitado a nova onda e a busca por produtos por meio da internet. Nessa linha, a boa notícia é que três empresas inovadoras de Santa Maria estão entre as 30 finalistas do BRDE Labs, um programa com objetivo de captar e acelerar startups que resolvam problemas que estamos enfrentando no cenário atual, aproximando empresas, governo, universidades e o BRDE para promoverem soluções inovadoras para o Estado. As selecionadas vão receber treinamentos e concorrer a até R$ 25 mil em prêmios, além de poder apresentar suas empresas para investidores na tentativa de captar recursos para ampliá-las. O programa é bancado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Duas das empresas de Santa Maria foram criadas por alunos dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e outra, na Universidade Franciscana (UFN). Segundo o coordenador da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, Silon Procath, as startups da Federal selecionadas foram a Mobart e a Diferencial AGR. A primeira desenvolve sistema de realidade aumentada e virtual que permite visitar galerias de arte de qualquer lugar. Já a Diferencial AGR produz o portal de internet Mais Soja, de notícias do agronegócio e com treinamentos e cursos na área. Agora, vão lançar novos produtos, como previsão de produtividade. Pela UFN, a empresa selecionada foi a Polvo Spot, que tem o site Polvo Louco, que faz promoções e ofertas.

Hoje, a UFSM tem 32 empresas incubadas na Incubadora Tecnológica e na Pulsar, com cerca de 190 empregos. Ambos os setores estão sob gestão da Agittec. Segundo Procath, aos poucos, o sucesso dessas startups ajuda a fortalecer a marca das incubadoras e de Santa Maria como local de inovação, para atrair aceleradoras (empresas que investem nas startups para elas crescerem mais rápido).

- Cada vez que uma dessas empresas aparece e se credencia nesses concursos, os olhos dos investidores se voltam para os habitats (incubadoras) onde elas estão e para as cidades. Por exemplo, tem três empresas de Santa Maria, ou 10% das contempladas. Então, os investidores vão pensar, tem três empresas boas lá, então vamos olhar porque está acontecendo coisa boa em Santa Maria. Então, a gente começa a criar uma marca. Com certeza, as aceleradoras vão olhar com mais carinho para elas. Para a empresa é importante, porque ela chega muito mais rápido ao investidor - diz Procath.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MPF se manifesta pela suspensão do edital de cessão para reforma da Gare Anterior

MPF se manifesta pela suspensão do edital de cessão para reforma da Gare

Grupo contesta na Justiça o edital para ceder a Gare por 15 anos Próximo

Grupo contesta na Justiça o edital para ceder a Gare por 15 anos

Deni Zolin