deni zolin

Trem de satélites do projeto Starlink chama a atenção no céu


style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Por volta das 21h de domingo, muito gente ficou espantada e impressionada com a imagem de vários pontos cruzando o céu de Santa Maria e região. Nas redes sociais, muitos relatos e fotos.

- Não sabia do que se tratava. Mas embelezou ainda mais a noite. Foi muito lindo! Não tinha como não registrar - comentou a corretora de imóveis Andréia Portelli.

- Estávamos vindo para o Centro, eu e meu pai, em torno de 21h, próximo as quadras do Dalla Favera. Olhei para o céu do lado esquerdo (acima da Maringá) e vimos esta sequência de pontos, como se fossem estrelas em linha, partindo da Terra em direção ao céu. Aos poucos, iam sumindo. Achamos que pudesse ser algo decolando, algum satélite ou meteorito cruzando - contou a médica veterinária Rebeca Binato da Rocha Brum.

No final do ano passado, esse mesmo fenômeno foi visto no céu de Santa Maria. Trata-se, na realidade, do chamado trem de satélites do projeto Starlink, desenvolvido pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk - ele é dono também da fábrica de carros elétricos Tesla. O projeto prevê o lançamento de um total de 16 mil satélites de baixo custo para um novo serviço de internet em todo o planeta. Os primeiros foram lançados em 2019, a 450 km da Terra. Já há 1 mil satélites em órbita, e 10 mil clientes de seu serviço de internet.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Venda de 100% dos lotes não foi  'ação de marketing', dizem empresas Anterior

Venda de 100% dos lotes não foi 'ação de marketing', dizem empresas

Ao todo, foram 798 terrenos vendidos em uma semana em Santa Maria: R$ 159 milhões Próximo

Ao todo, foram 798 terrenos vendidos em uma semana em Santa Maria: R$ 159 milhões

Deni Zolin