Deni Zolin

Se Santa Maria fosse um país, seria o 32º com mais vacinas aplicadas em proporção à população

Apesar dos avanços e tropeços na vacinação aqui e no resto do mundo, Santa Maria já atingiu um percentual de vacinados com a 1ª dose maior do que as médias do Rio Grande do Sul e do Brasil. Enquanto nossa cidade já teve 17,1% da população com ao menos a primeira dose, o que totalizou 48.594, no Estado, a média até ontem estava em 13,7%, e no país, em 9,0%.

Além disso, se Santa Maria fosse considerada um país, seria a 32ª nação com maior percentual de aplicação de vacinas contra a Covid no mundo, à frente do Canadá (33ª), da Áustria (36ª) e da Bélgica (43ª), Espanha (45ª), Portugal (46ª) e Suécia (54ª), por exemplo.

Se levarmos em conta o número total de primeiras doses aplicadas (48.594), Santa Maria estaria em 108ª no mundo, pois vacinou mais do que o Paraguai inteiro, que aplicou 43 mil doses, e do que outros 55 países.

Réu entra com recurso para que júri da Kiss volte para Santa Maria

Porém, se a cidade Coração do Rio Grande fosse considerada uma nação, seria agora a 19ª do mundo com maior índice de mortes por 1 milhão de habitantes - com os 446 óbitos registrados até ontem à tarde na cidade, o índice de Santa Maria cresceu nas últimas semanas e ficou em 1.575 mortes a cada 1 milhão de pessoas. Já no número total de óbitos, Santa Maria seria ontem o 116º país do mundo, tendo subido três posições em relação a 3 de abril, quando a cidade estaria no 119º lugar em total de mortes por Covid.

Além disso, Santa Maria já se aproxima do índice de óbitos de todo o Brasil (1.603 mortes para cada 1 milhão de habitantes), enquanto o Rio Grande do Sul está com índice bem maior, de 1.883 óbitos de Covid por milhão de pessoas, no acumulado desde o início da pandemia. Se o Rio Grande do Sul fosse um país, estaria hoje com o 10º maior índice de mortes, em termos proporcionais pelo tamanho da população, e o 45º no planeta em relação ao percentual de pessoas vacinadas.

Como a quantidade de mortes diárias em Santa Maria, no Estado e no Brasil ainda está elevada, infelizmente, a tendência é de subir posições nesse ranking negativo de óbitos. Todos esses dados foram compilados do site One World in Data e permitem avaliar como a cidade, o Estado e o país estão em relação com as demais nações. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médico reforça que obesos deveriam ser vacinados para Covid antes Anterior

Médico reforça que obesos deveriam ser vacinados para Covid antes

Fábrica da região recebe prêmio internacional Próximo

Fábrica da região recebe prêmio internacional

Deni Zolin