Deni Zolin

Região de Santa Maria foi a que teve mais gente que pediu auxílio emergencial

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Apesar de Santa Maria e região terem registrado o menor impacto de queda de renda durante a pandemia, como apontou uma pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa, chama a atenção o fato de que foi a região que, por outro lado, teve mais pessoas pedindo o auxílio emergencial do governo federal. Segundo o levantamento feito com 1,5 mil gaúchos pelo Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), 20,2% dos moradores de Santa Maria e região pegaram o auxílio - a estimativa é que 50 mil pessoas na cidade receberam ajuda. Ficou à frente de Pelotas (19,7%), da Região Metropolitana (16,1%) e da média do Estado (13,2%). As regiões de Ijuí (4,6%), Caxias (6,5%) e Santa Cruz (7,7%) tiveram os menores percentuais.

Segundo a coordenadora da pesquisa da IPO, Elis Radmann, além de mais gente ter a necessidade de ajuda, um fator que pode ter pesado nesse índice mais alto da Região Central seja o fato de que Santa Maria tem mais pessoas com boa instrução e que pode ter auxiliado pessoas mais pobres a obter o auxílio emergencial, seja por meio de orientações ou até de ajuda para se cadastrar no sistema do governo.

17% das famílias na região tiveram algum integrante que trancou ou desistiu do curso superior durante a pandemia

Outros dados interessantes da pesquisa apontam que 6,7% da população de Santa Maria e região declararam receber o Bolsa Família, o que está um pouco acima da média no Estado, de 5,8%. Porém, abaixo da região de Passo Fundo (10,1%) e de Porto Alegre (8,8%). Já a região de Caxias do Sul teve só 1,3% que disseram receber o Bolsa Família. Isso revela as diferenças sociais do Estado.

Ao serem perguntados sobre o que é mais importante para ter uma vida melhor, a grande maioria respondeu que é ter acesso à saúde e melhorar a situação financeira.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

16 mil multas aplicadas em um mês são um indicativo de que algo precisa ser revisto Anterior

16 mil multas aplicadas em um mês são um indicativo de que algo precisa ser revisto

17,4% das famílias na região tiveram alguém que parou ou desistiu de curso superior Próximo

17,4% das famílias na região tiveram alguém que parou ou desistiu de curso superior

Deni Zolin