Deni Zolin

Prefeitura começará estudo da eficácia de controladores e avaliará possível aumento de velocidade

Anunciado no início deste ano pela Secretaria de Mobilidade Urbana, o possível aumento da velocidade máxima em alguns pontos de Santa Maria começará a ser avaliado na semana que vem pela prefeitura. Segundo o secretário da pasta, Orion Ponsi, o estudo deve levar um mês e ser concluído até 18 de maio, com o objetivo de avaliar se os controladores de velocidade, implantados no início do segundo semestre de 2021, são eficazes para reduzir a velocidade não só nas avenidas e ruas com lombadas eletrônicas, mas no restante da cidade.

- A gente vai avaliar se o comportamento dos motoristas mudou não só na avenida que tem controlador, mas no resto da cidade - afirmou o secretário Ponsi.

Também será avaliado se a entrada em operação dos equipamentos ajudou a reduzir o número de acidentes em Santa Maria.

Licitação para projeto da Faixa Nova é adiado de novo

De acordo com o secretário, a decisão foi esperar a volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para avaliar como o retorno de milhares de estudantes e professores vai impactar no trânsito na cidade. Por isso, serão feitas agora as medições da quantidade de veículos que passam pelos principais acessos a Santa Maria, como avenidas Walter Jobim, Diácono João Luiz Pozzobon e Hélvio Basso e verificado quantos veículos passam em determinadas faixas de velocidade, incluindo quantos são autuados por exceder os limites.

A partir dos estudos, serão avaliadas possíveis mudanças, como troca do local de um ou mais controladores de velocidade e outras ações que precisem ser feitas para garantir o respeito ao limite máximo e maior segurança. Por outro lado, outra hipótese seria aumentar o limite de velocidade em algum ponto, como na Avenida Diácono João Luiz Pozzobon, que tem sido campeã disparada de multas. Lá, o limite é de 50 km/h.

Em fevereiro, nessa avenida, foram aplicadas 1.766 multas pelos dois controladores, sendo que 1.482 autuações foram por excesso de velocidade de até 20% acima do limite. Em agosto passado, só nessa via tinham sido 8.811 multas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1º trimestre tem alta de 11,1% na arrecadação de ICMS, mas quatro setores tiveram quedas Anterior

1º trimestre tem alta de 11,1% na arrecadação de ICMS, mas quatro setores tiveram quedas

Tradicional sorveteria do Calçadão fecha as portas Próximo

Tradicional sorveteria do Calçadão fecha as portas

Deni Zolin