Santa Maria, que estava com um circo em operação no início da pandemia e que acabou indo embora meses depois, contará agora com um parque de diversões. O Rei Center Park está sendo montado no Parque da Medianeira e, segundo o dono, deve começar a funcionar na sexta-feira, se obtiver as licenças de bombeiros e da prefeitura até lá. Para operar, seguirá uma série de medidas de prevenção, como redução da capacidade para 25% de ocupação de pessoas e que os brinquedos operem com metade da capacidade, medição de temperatura e higiene das mãos com álcool gel. Na roda gigante, por exemplo, fica um banco ocupado e outro vazio.
FOTOS: Região terá 1º condomínio fechado com casas de campo e estrutura de chácara compartilhada
Segundo o dono do Rei Center Park, Jorge Moraes, a cada rodada do brinquedo, é feita a limpeza, com álcool 70, da parte do brinquedo onde as pessoas pegam com a mão e é obrigatório também o uso de máscara em todo o parque. Ele diz que estava em Erechim, no início da pandemia, e ficou nove meses fechado. Depois, foi para Passo Fundo, onde trabalhou por algum tempo, mas chegou a ficar 2 meses fechado durante a bandeira preta.
- Com a redução da capacidade, podemos receber até 400 pessoas, mas, na realidade, durante a semana, aparecia 40 ou 50 pessoas só. Num final de semana, o máximo que tivemos, em Passo Fundo, foram 357 pessoas. Para operar durante a pandemia, não temos mais passaporte, em que ficava o tempo que queria no parque. Fizemos um pacote de 10 ingressos por R$ 50, pois daí e pessoa brinca e vai embora. Temos pipoca, maçã do amor, crepe, mas não permitem que a gente coloque cadeiras, justamente para as pessoas não sentarem e ficarem mais tempo - diz Moraes, que pretende ficar em Santa Maria por, pelo menos, 60 dias.
Para essa temporada, terá dois brinquedos novos, que não estiveram na cidade há dois anos: Space Loop e Big Wave.
10 a 15 empregos
O dono do Rei Center Park conta que está mantendo o parque apenas para sobreviver, pois durante a pandemia, teve de pegar um empréstimo bancário e vender caminhões para conseguir se manter. O total de funcionários, que era de 40, caiu para 22. Por isso, em Santa Maria, está abrindo vagas temporárias para 10 a 15 pessoas, para pessoas que vão operar os aparelhos. Os interessados nesses empregos podem ir até o Rei Center Park, no Parque da Medianeira.