Foto Ministério dos Transportes, Reprodução
Mapa divulgado pelo ministério prevê a licitação da concessão das ferrovias da Região Sul em três trechos separados. E não mais em uma concessão apenas, como é hoje com a Rumo.
O Ministério dos Transportes apresentou nesta terça (25) a Política Nacional de Concessões Ferroviárias, que prevê as concessões de ferrovias e rodovias em todo o país, com investimentos bilionários. Na lista, está o plano que prevê a licitação da Malha Sul e a não renovação com a Rumo Logística, mantendo a ideia inicial de fatiar a concessão da Região Sul em três lotes. Desses, dois passam por Santa Maria e região. Um que ligará o norte do Estado ao porto de Rio Grande, e outro trecho que fará a interligação ferroviária entre São Paulo e Argentina por meio de Uruguaiana. O terceiro trecho seria uma ligação entre os portos de Paranaguá (PR) e de São Francisco do Sul (SC).
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Na apresentação feita à imprensa, consta a previsão de publicação dos editais dos leilões de concessão desses três trechos em setembro de 2026, com a realização do leilão em dezembro do ano que vem. Porém, na coletiva à imprensa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que ainda não há confirmação total da realização desses leilões. É que o próprio ministério havia informado que estão sendo concluídos estudos de viabilidade econômica dessas ferrovias pela estatal Infra e que seguiam negociações com a Rumo Logística para possível renovação do atual contrato de concessão, que vence em 2027.
– A Malha Sul está dividida em verde, amarelo e roxo (no mapa acima), numa divisão que não está ainda 100% estruturada, mas está em fase final de estudo. E a gente acredita que, com algum recorte, ela pode ter viabilidade em trechos, alguns até sem aporte (de verba pública), outros com aportes pequenos, se for segregada – afirmou.
Ministério admite estudo para novo leilão e dividir ferrovias da Região Sul em três trechos
A preocupação de especialistas no setor e de entidades como o Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul é que, com o fatiamento da Malha Sul em três trechos, não haja interesse em alguma empresa assumir as ferrovias aqui no Estado, deixando mais trechos desativados. Atualmente, só está em operação a estrada de ferro ligando Cruz Alta-Santa Maria-Cacequi-Rio Grande, com poucos trens por semana. E há incertezas quanto à reconstrução dos trechos destruídos pelas enchentes de 2024: Porto Alegre-Santa Maria, Porto Alegre-Santa Catarina e Porto Alegre-Passo Fundo.
Retirada de trilhos em Restinga Sêca
Para agravar a situação já dramática, a Rumo começou a retirar trilhos de linhas desativadas em Santa Tereza, na Serra Gaúcha, para levar para usar em Santa Catarina e Paraná. E agora, segundo o Sindifergs, estão sendo retirados trilhos aqui em Restinga Sêca para serem levados para os outros Estados. O Ministério Público Federal está averiguando a situação e pedindo explicações, e cogita pedir na Justiça que essa destruição das ferrovias seja interrompida pela Rumo.