As altas expressivas da gasolina e do diesel estão causando muita dor de cabeça aos brasileiros e a empresas que têm alto gasto com combustíveis. Só neste ano, o aumento da gasolina nas refinarias já passa de 50%. A explosão dos preços, aliada à crise na economia provocada pelo coronavírus e ao fechamento de empresas para frear a pandemia, provocam uma tempestade perfeita, pois os preços subiram tanto justamente em um momento em que a renda de empresas e famílias vai mal.
Porém, se formos olhar para os preços da gasolina e do diesel de 10 e quase 20 anos atrás, veremos que os valores atuais não estão tão fora da realidade. Se pegarmos os preços de novembro de 2002, quando o Diário fez as primeiras pesquisas na cidade, a gasolina custava em média R$ 2,13. Parecia pouco, mas se atualizarmos pela inflação, os preços da época estariam custando hoje R$ 6,11 (contando a inflação do IPCA) e R$ 8,44 (atualizado pelo IGP-M). No caso do diesel, o litro saía por R$ 1,25, o que equivaleria hoje a R$ 3,59 (pelo IPCA) ou R$ 4,83 (IGP-M).
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Os preços de 10 anos atrás, em março de 2011, também teriam uma variação significativa. A gasolina custava, na época, R$ 2,80, o que seria equivalente hoje a R$ 4,81 (IPCA) ou R$ 5,86 (IGP-M). Nesse caso, os preços de hoje estariam mais caros, se levarmos em conta a inflação pelo IPCA desses últimos 10 anos. Nesta quarta-feira pela manhã, o aplicativo Menor Preço, do governo do Estado, indicava gasolina variando de R$ 5,40 a R$ 6,20 em Santa Maria. Já o diesel comum S-500 variava de R$ 4,10 a R$ 4,48.
OPINIÃO
É inegável que a gasolina sempre foi e ainda está muito cara no Brasil. Porém, a situação é mais preocupante agora porque a economia do país e a renda de muitas famílias estão comprometidas devido à pandemia. Parte do problema é também da elevada taxa de impostos sobre os combustíveis.
O custo da gasolina e do diesel não seria um problema tão grande se os impostos fossem mais baixos e se a economia do país fosse mais pujante, com renda das empresas maior e um PIB per capita mais alto. É por isso que as dificuldades burocráticas para empreender e a elevada carga tributária são chagas a serem combatidas. No dia em que isso fosse resolvido, a preocupação com o preço dos combustíveis seria muito menor, pois as empresas estariam lucrando mais e as famílias com renda mensal maior que a atual.