Deni Zolin

Estado divulga índices de distanciamento social em municípios

18.306

O apelo do governador Eduardo Leite (PSDB) para que as pessoas tentem ficar em casa, nos próximos 15 dias, tem a ver com o aumento do número de casos e internações, em algumas regiões, mas também pela queda gradual da quantidade de pessoas que tem permanecido em casa. O percentual era de 21,1%, na metade de abril, e baixou para só 12,7% no final de junho.

Vacinação contra a gripe seguirá nesta sexta em Santa Maria

Santa Maria, que era a cidade onde menos pessoas saíam de casa na metade de março, entre as nove pesquisadas, teve um aumento de 87% na quantidade de pessoas que saíram às ruas de lá até o final de junho, segundo a pesquisa Epicovid, do governo do Estado, realizada pela UFPel e universidades como a UFSM. Em abril, eram 17,3% dos santa-marienses que saíam diariamente de casa, enquanto de 26 a 28 de junho, o percentual quase dobrou, indo para 32,4%. Agora no final do mês passado, Caxias do Sul foi a cidade com maior percentual de gente nas ruas (40,8%).

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

O percentual de pessoas que ficam o tempo todo em casa caiu de 23,4% para 14,6% em Santa Maria, de abril para junho. Ainda assim, entre as mesmas nove cidade, Santa Maria e Uruguaiana são os locais onde as pessoas mais ficam em casa, com o mesmo percentual (14,6%). Já Porto Alegre é a cidade onde menos gente fica isolada em seus lares, apenas 10,2%. Talvez isso tenha, entre outros fatores, ajudado Santa Maria e Uruguaiana a seguirem na bandeira laranja e com comércio e serviços não essenciais abertos até agora. Mas não dá para descuidar. É fundamental seguir as regras de distanciamento e não sair de casa se não houver real necessidade.

Na média geral do Estado, o percentual de pessoas que sai diariamente de casa pulou de 20,6%, na metade de abril, para 32,7% no final de junho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura libera funcionamento de novas capelas funerárias na Avenida Hélvio Basso Anterior

Prefeitura libera funcionamento de novas capelas funerárias na Avenida Hélvio Basso

Voos da Azul não devem voltar este ano em Santa Maria Próximo

Voos da Azul não devem voltar este ano em Santa Maria

Deni Zolin