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Foto: Pedro Piegas 15/08/2019
Nesse retorno, falta construir a alça pelo lado de fora da pista, para facilitar a manobra. Sem ela, carretas não conseguem fazer a volta
Quem acompanha a coluna já viu essa notícia há dois anos, mas quem não leu daquela vez vai estranhar a informação de que a duplicação da Faixa Velha de Camobi não está 100% pronta. Como assim, se os 4,3 km estão totalmente duplicados e sendo usados desde dezembro de 2018, quando o então governador José Ivo Sartori (MDB) veio a Santa Maria para inaugurá-la?
Mas é isso mesmo. Apesar de as quatro pistas terem sido entregues, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) não construiu três alças de retorno. Essas pistas ficam do lado de fora da rodovia e permitem que carro e caminhões façam o retorno e possam retornar à estrada com segurança. Falta construir duas alças no Pé-de-Platano (foto) e uma terceira, no sentido Santa Maria-Camobi, perto da curva que fica logo após o viaduto com a Avenida Osvaldo Cruz.
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Sem essas alças, carretas e caminhões mais longos acabam não conseguindo fazer a volta. Já houve vários casos de carretas que ficaram trancadas e levou um tempo até que conseguissem manobrar. Isso é perigoso, pois outros veículos podem não ver, à noite ou em dia de neblina forte, e bater nos caminhões parados e que interrompem o trânsito para tentar retornar.
As alças não foram feitas porque o Daer não tinha dinheiro, na época, para desapropriar parte dos terrenos para fazer as obras. Porém, agora que o governo do Estado lançou um grande plano de obras públicas e tem verbas devido à venda de estatais, a coluna voltou a cobrar pela realização dessas obras.
Nesta segunda-feira, o Daer respondeu o seguinte: "Ainda não houve acordo para as desapropriações necessárias aos acessos locais. Enquanto isso, a orientação é que os veículos maiores se desloquem ao retorno mais próximo e em condições mais adequadas para a realização da manobra." Ou seja, não tem previsão. Seguiremos cobrando.