Deni Zolin

Dnit prevê mais obras de melhorias na saída para São Sepé

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Rafael Menezes/Na sexta-feira, motociclista morreu ao colidir com carro na saída para São Sepé

Diante do grande movimento de veículos e dos acidentes que ocorrem na BR-392, na saída para São Sepé, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está prevendo mais obras para garantir maior segurança no local. Porém, elas só devem ocorrer ao longo de 2022, pois será preciso buscar verbas para executar os trabalhos. Devido a isso, não há um prazo definido para que elas saiam do papel.

Nas últimas semanas, dois acidentes com morte ocorreram na saída para São Sepé. O mais recente foi na sexta-feira, quando uma moto e um carro bateram, e o motociclista de 20 anos morreu (foto acima). O trecho, que recebeu melhorias neste ano e em 2020, com a construção de uma terceira faixa do Mercado Feltrin até o Trevo da Uglione e de dois trevos de acesso, acabou ficando perigoso pela imprudência dos motoristas. Como passaram a ter duas pistas no sentido São Sepé-Santa Maria, alguns condutores começaram a exagerar na velocidade, enquanto outros simplesmente não vão até os trevos para fazer retorno e acabam fazendo manobras irregulares.

Jovem morre em acidente na BR-392

Uma das melhorias previstas pelo Dnit para o ano que vem será construir uma terceira faixa no mesmo trecho, da Uglione ao mercado Feltrin, mas no sentido Santa Maria-São Sepé. O órgão federal também está prevendo a colocação de divisórias de concreto no meio da pista, chamadas de NJ, para impedir que motoristas façam manobras irregulares e queiram cortar a preferencial, como ocorre hoje. Isso evitará também que, em caso de um veículo perder o controle, acabe invadindo a pista contrária. Essas obras devem ser incluídas em um contrato de manutenção da BR-392, de Santa Maria até a BR-290, que será licitado em breve. Ele deve incluir a construção de outras terceiras faixas na rodovia até Caçapava do Sul.

Ciclista morre atropelado por caminhão na BR-392

Além disso, o Dnit começará os projetos para fazer três passarelas entre a Uglione e o Mercado Feltrin. Uma delas será perto de uma escola.

Essas obras são urgentes, já que o trecho tem muito movimento e tem tido acidentes graves. Para coibir isso, outra medida importante seria uma maior fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nessa saída para São Sepé.

MAIS PASSARELAS

Além dessas três passarelas na BR-392, o Dnit planeja construir novas passarelas na Travessia Urbana: em frente à Planalto, perto do Stock Center e entre a Rua Capitão Vasco da Cunha e a Santa Marta. Já na Faixa de Rosário, será feito projeto para uma passarela perto do Trevo dos Quartéis, no Boi Morto, e outra perto do Residencial Arco Verde. O Dnit tentará incluir essas obras em contratos já existentes ou buscar verbas específicas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gasolina tem outro aumento de preços elevado por causa do ICMS e do etanol Anterior

Gasolina tem outro aumento de preços elevado por causa do ICMS e do etanol

Mesmo com ICMS congelado, gasolina deve subir mais em novembro por causa do imposto Próximo

Mesmo com ICMS congelado, gasolina deve subir mais em novembro por causa do imposto

Deni Zolin