Deni Zolin

Daer conclui edital para licitação do projeto para duplicar a Faixa Nova

A tão esperada duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) teve mais um passo nesta quinta-feira. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) entregou o edital da licitação para contratar a empresa que fará o projeto executivo da obra, definindo traçado e locais onde haverá passarelas e viadutos, por exemplo. Com isso, o processo chegou à Central de Licitações do Estado (Celic) com a expectativa de que a licitação seja publicada no início de 2022.

Claro que ainda falta muito para que a obra vire realidade. Porém, é importante ver que o governo do Estado não esqueceu da Faixa Nova de Camobi. Quando o trecho urbano da rodovia ficou fora da concessão da RSC-287, em 2019, havia um grande temor de que a duplicação da Faixa Nova fosse totalmente esquecida, já que o governo estadual vinha enfrentando a crise financeira. A situação melhorou nos últimos anos, com a retomada de investimentos, e agora o governador Eduardo Leite (PSDB) se comprometeu a tocar o projeto de duplicação.

Segundo o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que está em férias, mas ficou sabendo da informação e repassou à coluna, não há como prometer nenhum prazo para o início da obra. Porém, Pozzobom acredita que o governador Leite possa iniciar a duplicação no final de 2022.

Sendo realista, é difícil de isso ocorrer nesse prazo. Depois de publicado o edital da licitação, será preciso contratar o escritório de engenharia que fará o projeto da duplicação, o que pode levar no mínimo 10 meses. Depois de pronto, terá de correr atrás das verbas para licitar e escolher a construtora que vai realmente fazer a duplicação. E vale lembrar que é uma obra complexa, em trecho urbano, onde há redes de água, esgoto e energia. Se a duplicação começar em 2023, já será uma vitória. Se vai mesmo iniciar e quantos anos vai levar, é difícil saber. Basta ver a duplicação da Travessia Urbana, prevista para 3 anos, mas que completou 7 anos e está 94% pronta.

Mobilização

A empresa que for contratada para fazer o projeto da duplicação ao longo de 2022 precisará verificar as necessidades e anseios da população. Agora, nos próximos meses, é hora de a comunidade e entidades empresariais acionarem prefeito, vereadores e deputados para cobrarem do Estado a inclusão de melhorias no projeto de duplicação da Faixa Nova. Pois depois que o projeto estiver pronto, se não for incluída ciclovia, iluminação ou corredor de ônibus, por exemplo, não adiantará chorar o leite derramado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresa que vendia fogos de artifício com estampido é multada

Próximo

25 mil carros devem passar nesta quinta-feira pela RSC-287 na ida do feriado

Deni Zolin