Deni Zolin

Autor de projeto diz que técnicos assinarão PPCIs só de imóveis pequenos

O deputado estadual Paparico Bacchi (PL), autor do projeto que pretende autorizar técnicos industriais confeccionarem Planos de Prevenção e Combate contra Incêndios (PPCIs) aqui no Estado, diz que foi criada uma polêmica exagerada sobre a proposta. Segundo ele, apesar de ser uma mudança na Lei Kiss, não haverá nenhuma flexibilização que coloque em risco grandes empresas e boates, pois os técnicos industriais não poderão fazer PPCIs de imóveis acima de 80 metros quadrados de área.

- Está na lei federal que técnicos só podem assinar PPCIs de prédios de até 80 metros quadrados e é isso o que o projeto de lei prevê. É uma vergonha a proporção que a polêmica sobre esse projeto tomou, pois colocaram a boate Kiss no meio e não tem nada a ver. Perguntem quem assinou o PPCI da boate Kiss? Não foi um técnico. De 2010 a 2018, os técnicos, com aval do próprio Crea, já assinavam PPCIs de imóveis de até 80 metros quadrados. Por que agora o Crea mudou de ideia? Porque foi criado um conselho federal dos técnicos industriais e eles saíram do Crea para ter um conselho próprio - critica o deputado.

Veja o que abre e o que fecha durante o feriado de Tiradentes em Santa Maria

O projeto de lei iria para votação a plenário esta semana, na Assembleia Legislativa, mas devido à mobilização promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e lideranças políticas, como o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e a AVTSM, a proposta foi retirada de votação.

Segundo o deputado, essa mudança vai tornar mais barata e mais rápida a confecção de PPCIs no Estado, ajudando no desenvolvimento econômico sem colocar pessoas em risco.

O QUE DIZ O CREA
Na terça-feira, a presidente do Crea-RS, Nanci Walter, afirmou ao Diário que esse tipo de alteração não é de competência das Assembleias Legislativas, mas, sim, da União. Mas o mais preocupante, segundo ela, é que os técnicos industriais não teriam conhecimento e não seria de sua atribuição para elaborar o projeto técnico do PPCI.

- Um profissional de nível médio não tem conhecimento técnico para fazer o PPCI. A população não estará protegida. Não precisamos ter outra tragédia. Não podemos brincar com fogo literalmente - afirma Nanci, que procurou vários deputados para alertar sobre os riscos de aprovar a alteração.

De 2013 a 2016, os técnicos industriais puderam fazer esse trabalho, mas, conforme a presidente do Crea, a documentação emitida nesse período por esses profissionais será anulada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economista projeta baixa da inflação em julho e dá dicas para gastar menos Anterior

Economista projeta baixa da inflação em julho e dá dicas para gastar menos

Estrada da região recebe o primeiro trecho de asfalto Próximo

Estrada da região recebe o primeiro trecho de asfalto

Deni Zolin