Não há quem tenha dúvidas acerca do início do problema que virou o prédio da nova sede do Legislativo da comuna. Sim, a vencedora da licitação simplesmente viu-se sem condições de cumprir o contrato e deu no que deu.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Agora, no presente, ninguém quer a repetição, no caso do serviço de Intérprete de Libras, mas o fato é que, como a coluna antecipou semana passada, a TV Câmara mal havia dado início ao inédito serviço, e as atividades já enfrentavam dificuldades na execução.
Até onde foi apurado, a empresa prestadora do serviço – que não é de Santa Maria (é, inclusive, do nordeste do país) – começou a dar sinais de inconsistência para realizar o trabalho, com a ausência de profissionais ou falta de cumprimento da escala prevista.
A situação fez com que a gestão do Parlamento tomasse frente à necessidade de enfrentar o problema causado pela empresa terceirizada.
Fato é que, até onde foi possível à coluna verificar, a direção da TV Câmara e a diretoria de Comunicação Social elevaram o tom. Ou seja, a empresa oferta o serviço pelo qual ela foi contratada ou terá o contrato rescindido. Pois é...
Luneta
“BARBAS DE MOLHO”
O colunista continua descrendo da possibilidade de cassação do mandato do edil Tubias Callil. E não é nem apenas por que foi pedida por ente externo à Câmara, senão porque, até onde se sabe, exerceu sua função fiscalizatória apenas. E o caso até pode virar judicial, mas não julgamento político. De todo modo, como chegou à fase atual, de subcomissão de Ética, talvez seja conveniente por as “barbas de molho”.
NOVISTAS E 2026
Graúdos novistas do Rio Grande estiveram reunidos em Santa Maria na noite de sexta, no Plenarinho da Câmara. Junto com filiados, certamente discutiram a conjuntura e, especialmente, projetaram o pleito de 2026. Quem sabe até definiram (a coluna fechou antes) o futuro eleitoral de Giuseppe Riesgo. Será candidato, por certo. Mas a que cargo: deputado (estadual ou federal)? Ou como vice-governador? A conferir.
MANUAL ELEITORAL...
Diretoria de Comunicação Social da Câmara lança no próximo sábado (30), inédito produto fruto de trabalho feito em 2024: Manual Prático Eleitoral. A obra é elaborada pelos setores que atuaram na cobertura e teve a condução do jornalista Marcelo Martins. O livreto traz ainda o subtítulo “um tutorial para as TVs Legislativas fazer um debate”, reúne relatos dos setores e abre espaço para que outros envolvidos na ampla cobertura contribuam e colaborem.
...NA FEIRA DO LIVRO
Para o ato de lançamento do Manual são esperados representantes da Justiça Eleitoral, OAB, Cacism e, claro, integrantes do Legislativo. Meritória a iniciativa, até pelo duplo vanguardismo (de um debate e de um livro), mas resta saber se a cada quatro anos (no caso de pleito municipal), a TV Câmara terá liberdade editorial para realizar os confrontos entre os prefeituráveis. Né?
PARA FECHAR!
Após muito auê e articulações, o fato é que a formação de Federações Partidárias, até agora, gerou apenas um agrupamento de tamanho significativo. É a União Progressista, que junta União Brasil (UB) e Progressistas (PP). Que em Santa Maria, assim que formalizada a federação no Estado confirmará Pablo Pacheco na presidência e Marcelo Bisogno de vice.