claudemir pereira

Uma incrível possibilidade: a maior bancada da Câmara 100% renovada

Uma incrível possibilidade: a maior bancada da Câmara 100% renovada

Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)

A vereadora Roberta Pereira Leitão estaria em vias de aceitar convite do Partido Liberal, com a chancela do alto comando bolsonarista no Estado e apoio também em nível local. Será candidata à reeleição ou mesmo a posto majoritário. Algo que se confirma, ou não, até 5 de abril, último dia para a troca de partido.


João Ricardo Vargas já desmentiu a informação de que não concorre a nada em outubro, mas não confirma a intenção de disputar novo mandato.



Anita Costa Beber e Pablo Pacheco, por sinal o presidente municipal do PP, já adiantaram: estão fora das urnas.


Assim é que, curiosamente, há grande chance de o partido com a maior bancada no Legislativo simplesmente renovar 100% do seu contingente legislativo. Algo que, pelo menos nos últimos 40 anos (até onde vão memória e arquivos do colunista) é absolutamente inédito. E extraordinário.


Ao lado de um que outro cardeal pepista hoje sem mandato, abre-se – o que pode ser bom – caminho para singular renovação dos quadros do PP em Santa Maria.



Luneta


O ASSUNTO
Acredite: nos corredores do Palacete da Vale Machado não se fala noutra coisa. No caso, o tema é a “vacância” do cargo de confiança ocupado por servidora que entrou em férias, diferente de todos os outros 15 CCs nomeados pela nova gestão. 


A pergunta feita com insistência é: o Republicanos e sua bancada conseguirão “segurar” o espaço até a volta dela? Ou cederão às pressões e indicarão outro(a)? A ver. 


PRIMEIRA?
Para fechar esse tema que, convenhamos, “já deu o que tinha de dar”: na palavra de boa fonte, todo esse bafafá se dá porque a vaga era inicialmente destinada ao PP. É mesmo? Ah, e o fato só alcançou tamanha relevância porque seria esta a primeira vez (a conferir) de Mesa com CC nomeado e exonerado em 20 dias e que tenha saído em férias no início do ano derradeiro de uma Legislatura. E ponto. Final.


“PARLARE”
Partidos de Centro e de Direita (exceção feita aos com candidato já posto) têm papeado muito. Exemplo? As reuniões que põem à mesma mesa MDB, PP e PSD. Objetivo: chegar a algum tipo de acordo que preserve as chances de todos, no pleito proporcional (em que andarão sozinhos), e ainda consiga ultrapassar os dois candidatos que imaginam favoritos, hoje: Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB).


“PARLARE” II
Aparentemente, o grupo tem dois consensos já alcançados. Um é o nome do cabeça de chapa, o emedebista Beto Fantinel – com um vice a ser indicado pelo PP, invertendo a aliança de 2020, quando os pepistas lideraram a aliança. O segundo é que PL e Novo, além dos rivais principais, PT e PSDB, não entram na conversa. De todo modo, ao que tudo indica gostariam de chamar o PDT para conversar. Mas...

PARA FECHAR
Duas da Câmara de Vereadores nesse início de mandato da Mesa Diretora. Uma: em 34 dias já assumiram a presidência, na ausência momentânea do titular, Manoel Badke, os dois vices, Pablo Pacheco e Admar Pozzobom. Outra: nesta terça, 6, acontece a segunda e última reunião da Comissão Representativa. Ninguém espera (mas nunca se sabe) qualquer discurso revolucionário dos parlamentares presentes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Às vésperas do “mês da traição”, o que pode acontecer na Câmara Anterior

Às vésperas do “mês da traição”, o que pode acontecer na Câmara

O “Trocão e Bronca” tem resposta de Givago, ex-presidente da Câmara Próximo

O “Trocão e Bronca” tem resposta de Givago, ex-presidente da Câmara